São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teens de Seattle sofrem com a perda

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Seattle passou a ser conhecida mundialmente por causa do grupo Nirvana. Quem afirma isso são alunos da escola pública Roosevelt, em Seattle.
Em entrevista por telefone à Folha, eles disseram que a cidade ainda está abalada com a morte de Kurt Cobain e que o clima é de muita tristeza.
Sandy Van Stead, 18, foi a Seattle Center na última segunda-feira onde estavam reunidos cerca de 5.000 fãs da banda.
"Foi emocionante, e também uma experiência triste", disse, referindo-se ao bilhete de Cobain lido por Coutney Love (viúva do cantor) aos fãs reunidos.
Segundo Sandy, o grupo Nirvana abriu espaço para outras bandas da cidade terem destaque mundial.
"Eles lançaram o movimento grunge (músicas melódias e barulhentas e roupas rasgadas e largas), que continua vivo e tem adeptos em bandas como o Pearl Jam."
Sandy diz que se veste de uma forma "mais ou menos grunge". Para ela, o grunge é uma manifestação norte-americana de se expressar na música e na moda.
"Na música, com o uso da guitarra nas melodias e na moda, acho que é se vestir do jeito que bem entender", afirmou.
O suicídio de Cobain não abalou apenas os fãs do Nirvana. Maghan Tredway, 16, disse que gostava apenas da música "Smells Like Teen Spirit" e que nunca se interessou em ir aos shows.
Segundo ela, a mídia está transformando o acontecimento em um fato glamouroso. "Foi terrível e as pessoas estão tristes. Deveriam parar de fazer disso um espetáculo."
Maghan Eagen, 17, tem a mesma opinião: "Não é hora de especular mais nada. A família de Cobain precisa de paz".
Maghan estuda piano clássico há 7 anos. Mesmo assim prefere ouvir músicas grunge. "Assisti ao show que o Nirvana fez em Seattle há dois anos e achei fantástico."
O teen Thomas Lampert, 17, afirmou que gosta do Nirvana e comentou que o suicídio é o ato mais estúpido para se resolver alguma coisa.
Mas justificou: "Cobain deveria estar no seu limite e muito estressado com seu trabalho e com a fama. Ele precisava parar um pouco e certamente seus fãs esperariam".
Segundo ele, a MTV americana colocou no ar todos os clipes do Nirvana em homenagem ao grupo.
"Revi todos os clipes. O som que faziam era ótimo e todos os músicos, talentosos. As cenas muitas vezes pareciam irônicas e divertidas. Foi uma grande perda."

Texto Anterior: Rádio alerta sobre suicídio
Próximo Texto: Coleção traz à tona três dos fundadores da MPB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.