São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton é dos mais pesados

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Com 101 kg, Clinton é um dos presidentes mais pesados
Bill Clinton, 101 kg, terceiro presidente mais pesado da história dos EUA, não está inovando ao fazer da cozinha da Casa Branca uma tribuna.
William Howard Taft, que pesava quase 150 kg e governou o país entre 1909 e 1913, acedia à crença pública da época quando ao tomar cafés-da-manhã com oito pratos. Gordura era equivalente de saúde no início do século.
Eleanor Roosevelt, a primeira-dama com maior poder no país antes de Hillary Clinton, também usava a comida como instrumento ideológico.
Quando recebeu o rei e a rainha da Inglaterra na década de 30, serviu a eles cachorros-quentes para afirmar o nacionalismo americano.
Dwight Eisenhower, nos anos dourados da década de 50, devorava grandes pratos de comida diante do aparelho de televisão e, de sobremesa, sorvetes com cobertura de chocolate, para realçar a afluência material da época.
John e Jacqueline Kennedy introduziram na Casa Branca a culinária francesa que agora está sendo expulsa pelos Clinton.
Eles queriam transmitir a aparência de sofisticação e requinte para si e seu governo.
O sucessor de Kennedy, Lyndon Johnson, com estilo populista, se mostrava um homem comum em churrascadas que ele preparava nos jardins da Casa Branca. Comia suas costeletas com as mãos.
Nos anos 80, começou a mania "yuppie" da alimentação saudável. Os Reagan trocaram os sorvetes pelos "sorbets" na sobremesa.
George Bush perdeu muito prestígio quando admitiu que odiava brócolis. Sua mulher, Barbara, consertou o problema dizendo que o obrigava a comer.
Bill Clinton, fã de McDonald's e capaz de almoçar três vezes num dia, é o primeiro presidente a realizar reunião de cúpula (com Helmut Khol) num restaurante, o Filomena, mais famoso pelas porções generosas do que pela qualidade de sua comida italiana.
Ele contraria seus hábitos para agradar os eleitores ao sucumbir às dietas de baixas gordura e calorias.(CELS)

Texto Anterior: Casa Branca terá culinária saudável
Próximo Texto: Ofensiva aérea deixa 200 mortos em Angola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.