São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

50 anos de Hospital das Clínicas; Betinho e o bicho; Qualidade total; Ficção brasileira; De cigarro e de dinheiro sujo; Jorge Amado; Sede dos atletas; Problema na Copa; Perigo Lula; Aliança

DE CIGARRO E DE DINHEIRO SUJO

50 anos de Hospital das Clínicas
"O caderno 50 anos de HC, publicado na Folha no último domingo, teve excelente repercussão na comunidade hagaceana porque conseguiu destacar os marcos e os fatos importantes da vida de nossa instituição, por meio de uma reportagem que evolui do retrospectivo ao prospectivo, com clareza e poder de síntese. Portanto, com satisfação, consignamos nossos sinceros agradecimentos à Direção, à Redação e às equipes de reportagem da Empresa Folha da Manhã S.A., pelo destaque concedido ao complexo HC, que com esta matéria insere-se nas comemorações de tão grato evento para a comunidade hagaceana."
Antonio Carlos Gomes da Silva, superintendente em exercício do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (São Paulo, SP)

Betinho e o bicho
"Janio de Freitas tem razão quando diz que o sociólogo Herbert de Souza erra ao declarar que errou. Quero manifestar todo o meu apoio ao Betinho. Receber dinheiro dos bicheiros para salvar uma instituição séria é um gesto nobre. Não é absolutamente comparável a quem embolsa o dinheiro para seu próprio uso, trafica influência e oferece em troca proteção à atividade ilícita. Tomara mais e mais recursos fossem desviados da rota de Cali por gente como ele, indo combater a doença e a miséria."
Sérgio E. Mindlin, empresário (São Paulo, SP)

"É absurdo e criminoso o que a imprensa vem fazendo com Betinho devido ao malfadado episódio da lista de Castor de Andrade. Betinho não pode ser, de forma nenhuma, colocado no mesmo patamar que a maioria dos relacionados na lista do bicho."
Gilberto Palmares, presidente do Sindicato dos Telefônicos do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)

Qualidade total
"Gostaria de parabenizá-los pelos fascículos Qualidade Total. A divulgação de conceitos tão importantes para o grande público é, sem dúvida, uma conduta louvável. Principalmente porque nosso país se encontra em uma situação muito especial: uma grande demanda interna e externa por qualidade coexistindo com um descaso histórico pelo tema, o que faz com que conceitos básicos de qualidade sejam desconhecidos ou negligenciados por uma significativa parcela da população."
Tabajara Dias de Andrade, diretor do Centro Latino-Americano de Desenvolvimento (Campinas, SP)

Ficção brasileira
"Feliz surpresa no último domingo ao abrir o caderno Mais!. Em um tempo como este, tantas vezes macilento, desolador e obtuso, faz muito bem encontrar assim, de repente, em todas as suas letras, viva, bonita, a ficção brasileira, produzindo inesperados frutos neste outono. Saudações também a todos os escritores/short cuts. A roda da imaginação ainda se move. E o espelho crítico continua de pé."
Solange Asteggiano (Rio de Janeiro, RJ)

"Quero parabenizar o sr. e toda sua equipe pelo caderno Mais! de domingo último, estava ma-ra-vi-lho-so! É com esse espírito e esse empenho que fará o Mais! acelerar e 'sumir da vista' da concorrência. Como assinante, estou orgulhoso. Por favor, recebam meus sinceros cumprimentos."
Vitor Hugo Nachtygal (Foz do Iguaçu, PR)

"Sou leitor assíduo da coluna diária de Gilberto Dimenstein (embora raras vezes dele divergindo, como no caso de sua crítica a Jorge Amado por declarar-se amigo de Antônio Carlos Magalhães). Todavia, não me nego a aplaudi-lo com vigoroso e saudável entusiasmo pelo seu artigo de 11/04, sob o título 'Cigarro também é dinheiro sujo', com o qual, desassombradamente, condena o erro de nossas autoridades permitindo o livre comércio de cigarros e, mais grave ainda, tolerando a publicidade ostensiva, mentirosa e enganadora na imprensa."
João Dória, ex-deputado federal (São Paulo, SP)

"Temos a grata satisfação de cumprimentar o jornalista Gilberto Dimenstein pelo artigo "Cigarro também é dinheiro sujo'."
Mário Albanese, do Comitê Coordenador do Controle do Tabagismo no Brasil (São Paulo, SP)

Jorge Amado
"O jornalista Gilberto Dimenstein acusa Jorge Amado porque ele declarou que o governador baiano tem a democracia inata a sua personalidade. É o pensamento de Amado, homem de esquerda, perseguido pelas ditaduras Vargas e militar. O furor do jornalista contra o grande Amado lembra o mesmo furor dos militares de 1964 contra aqueles que tinham o pensamento contrário às idéias da revolução."
Francisco de Souza Gallo (Salvador, BA)

Sede dos atletas
"Venho por meio desta solicitar a correção da matéria veiculada no dia 21/03 em Dinheiro 'Sete marcas de bebidas disputam a sede de atletas', de Nelson Blecher. A agência de publicidade MPM Lintas é citada como a agência do cliente Frutsi (Frutsi Alimentícia), mas o fato não ocorre."
Danuza Simonetti, pela MPM Lintas (São Paulo, SP)

Resposta do jornalista Nelson Blecher – A informação foi transmitida à Folha pelo anunciante citado.

Problema na Copa
"Nossos problemas para a Copa não se chamam Parreira, dois, três ou cinco atacantes, esquemas táticos etc. Bons jogadores temos de sobra. Nosso maior inimigo para a Copa está dentro da CBF e se chama Ricardo Teixeira, o qual foi um dos maiores responsáveis pelo fracasso de 1990. Por falar em jogador de futebol, em que clube o sr. Ricardo Teixeira mostrou seus dotes futebolísticos? Ele era goleiro, zagueiro ou atacante? Será que ele participou de alguma excursão como jogador?"
Claudio Mahler (São Paulo, SP)

Perigo Lula
"Ledo engano do jornalista Clóvis Rossi no seu artigo de 12/04 na Folha, em que tenta comparar o erro político do Betinho ao fenômeno Collor, pois no caso Collor, os 35 milhões de votos que ele teve se deveram ao 'perigo Lula', pois seu passado político já dizia muito bem do que ele seria capaz. E mais: o 'perigo Lula' continua na cabeça de muitas pessoas, pois já estão articulando a união de Deus com o Diabo."
Gilberto A. Giusepone (São Paulo, SP)

Aliança
"Covas, por favor, impeça-nos de entrar para o submundo da política barrando esta coligação com o PFL, o que há de pior na política brasileira. Muitas vezes pior que o PPR, que ao menos tem uns poucos competentes e honestos. Só você pode parar isto."
Virgilio Rocha (Itaúna, MG)

"Um outro Fernando, uma outra aventura. Abaixo o PSFL (Partido Sócio da Frente Liberal)."
Maurício Ramos (Muzambinho, MG)

Próximo Texto: Avanços na área de livre comércio sul-americana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.