São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Norueguês introduziu esporte nos EUA

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

Os primeiros esquiadores no Colorado foram mineiros de origem escandinava. Antes mesmo de o Estado integrar a União, no centenário da independência dos Estados Unidos (1876), alguns desses pioneiros já deslizavam nas Montanhas Rochosas com "sapatos noruegueses de neve", que eram esquis de mais de 3,5 metros.
O campo de mineração de Irwin, em Crested Butte, sediou em 1883 a primeira competição e, três anos mais tarde, assistiu ao aparecimento do primeiro clube dos adeptos do esporte.
Apesar desse pioneirismo, a introdução do esqui profissional nos EUA é creditada a Carl Howelsen, um filho de sapateiro que nasceu na Noruega, em 1877.
Howelsen chegou a Chicago em 1905 e suas exibições causaram sensação. Contratado pelo circo Barnum & Bailey, o norueguês se exibiu até no Madison Square Garden, de Nova York. Recebia na ocasião US$ 200 por semana –soma exorbitante para a época.
Mas Carl Howelsen não sabia ficar com os pés parados e, em 1909, decidiu partir para as montanhas onde a neve nunca derrete. A longa viagem de trem até Denver marca o início de uma nova era para o esqui no Colorado.
Em 1914, graças a Howelsen, o esporte atraía platéias de mais de 20 mil pessoas e fazia parte da cena de inverno nas Rochosas.
Em 1921, já com 44 anos, Howelsen ganhou o campeonato profissional de saltos com esqui para em seguida partir para a Noruega, de onde jamais retornou.
Durante a Segunda Guerra, tropas de esquiadores foram treinadas nas diversas pistas do Colorado. Mas foi no final da guerra que o esqui teve seu último e definitivo impulso. Nessa época Walter Paepcke, um industrial radicado em Chicago, trouxe para a região de Aspen uma legião de esquiadores, músicos e escritores.
Em 1949, ano do bicentenário de Goethe, Paepcke organizou um festival literário, trouxe orquestras filarmônicas e fundou a Aspen Skiing Company. Graças a ele Aspen virou uma das mais sofisticadas estações do mundo. Já foi frequentada por atores como Gary Cooper, John Wayne e Lana Turner. Hoje figuras como o senador Ted Kennedy, a tenista Martina Navratilova e o ator Jack Nicholson é que fazem parte do cenário.

Texto Anterior: ESQUI
Próximo Texto: Esquiadores americanos preferem Vail
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.