São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esquiadores americanos preferem Vail

MARCELO CALLIARI

Do enviado especial ao Colorado (EUA)Embora talvez menos conhecida internacionalmente do que Aspen, Vail se encontra pelo menos no mesmo nível nos Estados Unidos –se não acima.
Esquiadores norte-americanos pesquisados este ano pela respeitada revista "Ski" indicaram Vail como a melhor estação do país –de novo. É também maior (sua montanha sozinha oferece mais terreno para esqui do que as quatro de Aspen juntas) e mais visitada (foram perto de 350 mil turistas na última temporada, contra menos de 250 mil da rival).
Mesmo sem o brilho cinematográfico de Aspen, Vail conseguiu firmar uma imagem de requinte que não deixa a dever a ninguém. Suas casas também chegam facilmente à marca de US$ 2 milhões, suas lojas incluem as grifes mais refinadas e entre seus frequentadores contam-se alguns tão ricos quanto os de Aspen –ainda que menos conhecidos do público.
Muitos são empresários e executivos de grandes companhias norte-americanas que não fazem a menor questão de ter seu rosto estampado em jornais. Uma exceção decerto é Ross Perot, bilionário texano que ganhou notoriedade mundial com sua tumultuada candidatura à Presidência dos EUA na eleição passada. Perot, assim como o ex-presidente Gerald Ford, tem casa em Vail.
Imaginada e construída na década de 1960 como uma estação de esqui, Vail nunca foi uma cidade normal. Não tem passado e sua estrutura é toda voltada para o esporte –e para o igualmente importante "après-ski".
Há meios de elevação modernos e em grande quantidade, além de escolas de esqui das mais respeitadas no país. Hotéis e condomínios circundam os centros de compras localizados na base da montanha.
Não faltam também restaurantes requintados servindo desde pratos tradicionais da cozinha internacional até especialidades locais, como filé de cervo com molho de cerejas secas. A vida noturna, embora restrita, ainda inclui da dance music ao country mais tradicional.

Texto Anterior: Norueguês introduziu esporte nos EUA
Próximo Texto: Antigas minas deram origem a estações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.