São Paulo, sábado, 16 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder organizou rebelião em 88

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Um dos líderes do motim em Contagem, o presidiário Wellington Moreira da Silva, o Leitão, foi também responsável pela principal rebelião ocorrida no presídio desde a sua inauguração, em 88.
Com mais quatro detentos, Leitão liderou a rebelião seguida de sequestro e morte de dois reféns, em 24 de agosto de 1990.
Essa rebelião, seguida de fuga num carro-forte, durou 12 dias. Os fugitivos acabaram se rendendo.
Entre os reféns estava o coronel PM Edgar Soares, último a ser libertado. Na rebelião, os presos mataram um guarda penitenciário e durante a fuga um tenente da PM. Eles ainda fizeram como reféns 29 pessoas num sítio na região de Juiz de Fora.
A penitenciária de Contagem ostenta apenas no nome o rótulo de "segurança máxima". Desde a inauguração em 1.º de abril de 88, já fugiram cerca de 70 presos.
Foram duas grandes fugas. A primeira em agosto de 88, quando 29 presos fugiram usando apenas uma "teresa" (corda de pano). A segunda fuga foi em setembro de 89, quando também 29 presos fugiram por um túnel.
Ocorreram ainda cerca de 30 tentativas de fuga por escavações de túneis. A segurança do presídio descobriu as tentativas de fuga antes que os túneis fossem terminados e concretou todos eles.

Texto Anterior: Presos mantêm reféns em cubículo
Próximo Texto: Clube convida para sócio publicitário nordestino; Acidente deixa um morto e pára a Dutra; PF de Minas entra em greve na segunda; Navio do Chipre recebe reparos na costa gaúcha; Testemunha de Jeová morre sem transfusão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.