São Paulo, domingo, 17 de abril de 1994
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Técnica ajuda a definir prioridades

Gravidade, Urgência e Tendência: esses são os parâmetros do GUT para orientar decisões
GUT significa Gravidade, Urgência e Tendência. São parâmetros tomados para se estabelecer prioridades na eliminação de problemas, especialmente se forem vários e relacionados entre si. A técnica de GUT foi desenvolvida com o objetivo de orientar decisões mais complexas, isto é, decisões que envolvem muitas questões. A mistura de problemas gera confusão. Nesse caso, é preciso separar cada problema que tenha causa própria.
Depois disso, aí, sim, é hora de saber qual a prioridade na solução dos problemas detectados. Isto se faz com três perguntas:

PRIMEIRA PERGUNTA
Qual a gravidade do desvio? Indagação que exige outras explicações. Que efeitos surgirão a longo prazo, caso o problema não seja corrigido? Qual o impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados?

SEGUNDA PERGUNTA
Qual a urgência de se eliminar o problema? A resposta está relacionada com o tempo disponível para resolvê-lo.

TERCEIRA PERGUNTA
Qual a tendência do desvio e seu potencial de crescimento? Será que o problema se tornará progressivamente maior? Será que tenderá a diminuir e desaparecer por si só?

APRENDA A PRATICAR O GUT
- Leia a história a seguir: Depois, identifique os problemas encontrados no texto e anote na Matriz GUT.
- Listados os problemas, faça uma avaliação da Gravidade, Urgência e Tendência de cada um deles, usando a Tabela GUT.
- Ao terminar a avaliação de todos os problemas, faça a multiplicação das notas dadas e anote na coluna Total.
- Faça a classificação da prioridade, escrevendo o número 1 na coluna Classificação, em frente ao problema que obtiver o maior número de pontos e assim, sucessivamente, até aquele que obtiver o menor número de pontos. Este será considerado o problema de menor importância.

A HISTÓRIA
"Meu automóvel, que atinge este mês a marca dos 200.000 quilômetros rodados, tem-me deixado cada vez mais apreensivo. O paralama dianteiro está amassado e começa a apresentar alguma ferrugem. De minha parte, não tomei nenhuma atitude, embora o conserto não seja caro.
As pastilhas de freio estão gastas e, como se sabe, nessas condições o freio pode representar um sério risco. Um descuido maior e, além de danificar o disco de freio, posso sofrer um acidente, tornando as coisas muito mais sérias.
Olho para os pneus. Meu Deus, que milagre! Após rodarem pelo menos 90.000 quilômetros, estão quase um espelho de tão lisos.
No interior do carro, o estofamento do meu banco, embora não custe caro, precisa ser recosturado. Cada vez que me sento, lá se vão mais alguns pontos de costura.
Além da lâmpada do teto estar queimada, sinto uma vibração no velocímetro, causa pelo cabo que, em breve, deve romper-se.
As lâmpadas de freio também não estão funcionando. Não tenho idéia clara se isto é importante, pois afinal nunca me dei conta se elas funcionavam ou não.
Tenho sentido muita dificuldade de engatar algumas marchas com o carro frio e, isto, decididamente, não é normal.
Para insatisfação total do meu bolso, o carburador está entupido, o que faz com que o consumo tenha aumentado assustadoramente, pois tenho de manter o motor em rotação elevada.
Com pouco dinheiro de sobra, preciso tomar muito cuidado para só gastar naquilo que for muito importante. Acho que um GUT pode ajudar-me bastante na solução deste difícil problema!".

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