São Paulo, domingo, 17 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro ensina como enlouquecer os homens

MAURICIO STYCER

Obrigar o namorado a experimentar seus pratos e perguntar se ele já teve relações homossexuais são algumas das dicas

Pergunte ao seu namorado se ele já teve alguma experiência homossexual. Você vai irritá-lo. Insista na pergunta, explicando a ele que não tem nada demais. Ele vai bufar. Se ele finalmente admitir que sim, saia contando para todo mundo.
"Dicas" como essas constam de "Como Enlouquecer um Homem... As Mulheres Contra-Atacam", um livro escrito pelo roteirista de TV Bráulio Tavares, que chega amanhã às livrarias do país.
Trata-se de uma réplica a "Como Enlouquecer Uma Mulher... E Fazê-la Subir pelas Paredes", lançado no ano passado nos EUA e logo traduzido no Brasil.
A autoria do primeiro livro foi creditada a uma certa Y. I. Hatem –uma brincadeira, em inglês, com a pergunta "Why I hate them"(em português, "Por que odeio os homens?").
Na verdade, a obra foi resultado de uma criação coletiva das funcionárias da editora norte-americana Hyperion, que a lançou originalmente em maio de 93.
Lançado no Brasil em dezembro passado, "Como Enlouquecer uma Mulher" vá passou dos 10 mil exemplares vendidos e está em sua quinta edição.
Após traduzir –e rir muito– com "Como Enlouquecer uma Mulher", Bráulio Tavares recebeu a incumbência da Editora 34 de elaborar uma resposta. Assim nasceu este "Como Enlouquecer um Homem". "Fiz o livro em um mês", conta.
2ª Guerra Mundial
"A guerra dos sexos é para os humoristas o que a 2ª Guerra Mundial é para os historiadores: uma fonte inesgotável de inspiração", escreve Tavares na introdução do livro.
Casado há 13 anos com Emília, Tavares, 43, assegura que há poucas referências autobiográficas em "Como Enlouquecer um Homem". "A Emília brilha pela ausência", diz.
O escritor afirma que pouca coisa o enlouquece. "O que mais me irrita numa mulher é quando ela lê uma coisa que escrevi e não gosta", diz.
Tavares informa na abertura do livro que muitas das dicas (veja 20 no quadro ao lado) foram passadas por amigos e colaboradores. Todos foram mantidos no anonimato. "Citar nomes aqui equivaleria a uma delação", escreve.
Enlouquecer um homem de irritação parece fácil, a julgar pelas dicas de Tavares: "Passe sete meses sem ir ao teatro com ele porque está acompanhando a novela das oito."
Outras: "Use-o como cobaia em suas incursões pela culinária baiana. Pergunte se, por acaso, ele já fez testamento. Vá ao banheiro de madrugada e acorde-o para ir pegar papel higiênico na despensa." A lista pode ser interminável.

Livro: "Como Enlouquecer um Homem... As Mulheres Contra-Atacam"
Autor: Bráulio Tavares
Preço: 10,50 URVs
Páginas: 80
Tiragem: 5.000 exemplares
Lançamento: amanhã nas livrarias

Texto Anterior: GALINA PUGACHEVA
Próximo Texto: Campos do Jordão cria 'visto' de migrante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.