São Paulo, domingo, 17 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renda fixa dá ganho líquido de 42,07%

RODNEY VERGILIDA REDAÇÃO

A carteira Folha de investimentos teve uma rentabilidade líquida (descontados os impostos) de 42,07% entre os dias 11 de março e 11 de abril de 1994.
A variação da Ufir foi de 39,85% na mesma época.
Isso significou rendimento real de 1,59% no período, o equivalente a 21% ao ano.
Para alcançar este ganho, Geliniberti Fernandes Aguiar, diretor do Banco Nacional, procurou ficar longe da insegurança das Bolsas. O índice Bovespa teve alta de 31%, situando-se abaixo da variação da Ufir no período.
As Bolsas devem voltar a ser uma opção interessante de investimento a médio prazo, segundo o executivo.
O fechamento do acordo da dívida externa na sexta-feira tenderá a induzir os investidores estrangeiros a continuarem a investir nas Bolsas brasileiras. Há uma nova chance para o Brasil, mas existe a dependência do comportamento dos juros externos, diz ele.
A aplicação no mercado acionário exige um pouco de conhecimento do investidor, pois há risco de perda de dinheiro.
Para ele, a aplicação em fundos de ações é mais interessante em termos de redução nos riscos do que um investimento direto em uma ação específica.
Os administradores dos fundos de ações acompanham o mercado todos os dias e sabem lidar com situações atípicas de mercado, como o vencimento do mercado de opções de amanhã.
Ele recomenda também que o investidor tenha uma perspectiva de retorno a médio prazo, afirmando que "pensar em aplicações no mercado acionário a curto prazo é suicídio".
Aguiar destinou 60% do dinheiro para os fundos de commodities, que diversificam as aplicações em papéis do setor agrícola e títulos de renda fixa.
Para ele, os fundos de commodities estão garantindo rentabilidade acima da inflação, a vantagem de uma tributação menor e a facilidade de se retirar o dinheiro com rendimento diário, após um período inicial de 30 dias.
O restante (40%) do dinheiro foi aplicado em fundo de renda fixa DI (Depósito Interfinanceiro), que acompanha as taxas de juros.
O fundo DI permite uma rentabilidade líquida pouco acima dos fundos de commodities, mas tem a desvantagem de retiradas somente a cada 28 dias.
Aguiar não recomenda a aplicação direta em Certificados de Depósito Bancário (CDBs), por ser um investimento prefixado. Os fundos acompanham melhor a evolução das taxas de juros, diz.
O diretor do Banco Nacional acredita que as taxas de inflação tendem a cair com a troca da moeda para o real. Ele estima que as taxas de juros reais (descontada a inflação) ficarão altas, entre 51% ao ano (3,5% ao mês) e 70% ao ano (4,5% ao mês), com a troca da moeda, e após 12 meses atingirão patamar entre 15% e 18% ao ano.

Texto Anterior: Os organismos multilaterais e o Brasil
Próximo Texto: Dica inclui carteira livre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.