São Paulo, domingo, 17 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Aluguel cai até 20% em URV em março

CLÁUDIA RIBEIRO MESQUITA

Estudo do Datafolha mostra queda no valor inicial da locação em São Paulo depois da mudança na correção

O valor do aluguel inicial em URV (Unidade Real de Valor) caiu em até 20% na segunda quinzena de março em São Paulo. O bairro Higienópolis (região central), com ofertas de um, dois e três quartos, teve a maior queda (20,7%).
Os dados são de estudo do Datafolha sobre o mercado de aluguel de apartamentos, que compara preços em URV do dia 18 a 31 de março. Desde o dia 15 é obrigatório o uso da URV nos contratos de locação.
Em bairros das zonas oeste e leste, os valores dos aluguéis de quitinetes e de dois, três e quatro dormitórios também caíram. A média de queda no Morumbi (zona oeste) ficou em 9,21%.
"Com a URV, o cliente está tendo meios para negociar com o proprietário", afirma a gerente de locações da Lello, Antonia Barbosa da Costa, 27.
Segundo ela, esses acordos têm proporcionado uma redução no valor da locação entre 20% e 30% na conversão para a URV.
"Há aluguéis que estão cerca de US$ 200 mais baixos", diz Maristela Santos Telles, 29, corretora da imobiliária Seleção.
Para Viriato de Araujo Correia, da Skina Imóveis, o que houve foi um equilíbrio entre os preços cobrados antes e depois da URV.
Segundo ele, até março os aluguéis estavam superestimados porque o reajuste previsto pela Lei do Inquilinato era semestral. "A URV significa uma correção mensal", avalia.
De acordo com Correia, os valores das locações residenciais caíram, em média, cerca de 15% a 20% em relação aos níveis praticados anteriormente.
"Os valores dos aluguéis estão estáveis em URV", afirma Sérgio Lembi, vice-presidente do Secovi (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis).
Segundo Lembi, o mercado já estava se balizando nesse sentido na medida em que os aluguéis eram cobrados em dólar.
Para José Roberto Graiche, presidente da Aabic (Associação das Administradoras de Bens, Imóveis e Condomínios), ainda não é possível detectar queda em URV.
Segundo ele, em fevereiro os valores iniciais dos aluguéis subiram 71%, contra 53% em março, em cruzeiros reais.
Esse percentual ficou acima da inflação, que teve 45.7% no mês, pelo IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado).

Próximo Texto: Perdizes pode ter edifícios preservados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.