São Paulo, domingo, 17 de abril de 1994
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Coca-Cola vai recorrer ao "gênio" da garrafa

MARTHA T. MOORE

USA TodayDe Arlington
Coca-Colavai recorrerao "gênio"da garrafa
Todo mundo conhece a aparência de uma garrafa de Coca-Cola. Mas ninguém bebe Coca-Cola de uma dessas garrafas.
A garrafa curva e acanelada de vidro esverdeado é a embalagem mais famosa do mundo –atrás apenas do ovo, como a Coca-Cola gosta de afirmar.
Mas ela quase não é mais encontrada. Nos supermercados é possível encontrar Coca em latas de alumínio e embalagens plásticas de laterais retas, exatamente iguais às da Pepsi-Cola.
As lojas de conveniência estocam mais latas e mais garrafas genéricas. Se você tem menos de 30 anos, é possível que nunca tenha aberto a tampa de uma garrafinha de vidro de Coca-Cola.
Depois de anos de quase deixar seu ícone cair no esquecimento, a Coca-Cola voltou a se apaixonar por sua garrafa, criada 78 anos atrás –e conta com ela para aumentar suas vendas.
O presidente executivo da empresa, Roberto Goizueta, jurou que até o ano 2000 todas as Cocas vendidas virão na famosa embalagem curva –conhecida como "garrafa de contorno".
Em algumas cidades chegará uma versão em plástico com tampa que abre e fecha.
E a Coca-Cola está enviando a adolescentes dois milhões de garrafas vazias com cupons para ganharem Coca de graça, para apresentá-los à garrafa.
A Coca-Cola criou comerciais na TV para reapresentar a embalagem. Uma delas mostra frutas e verduras de formatos bizarros: uma melancia em forma de estrela, uma vagem retangular.
"Certas coisas se encaixam em certas embalagens. Qualquer outra não parece certa", diz o anúncio.
Em outro, uma garrafa plástica lisa é comparada com outra de contorno, sem rótulo. Uma mão escolhe a garrada de contorno.
A Coca-Cola nem sempre priorizou sua célebre embalagem. Primeiro vieram as latas de alumínio, mais leves e baratas, nos anos 60. Depois, na década de 70, as garrafas plásticas preteriram as embalagens de vidro para refrigerantes.
"Quando os consumidores nos disseram que preço e conveniência eram importantes, a única embalagem disponível era a de formato genérico", disse Charles Frenette, vice-presidente executivo da Coca-Cola nos EUA.
A Coca-Cola, que lidera o mercado de refrigerantes (US$ 49 bilhões por ano), vende quase 70% de seus refrigerantes já embalados. 58% destes vêm em latas e 42% em garrafas, a maioria de plástico.
A garrafa de Coca-Cola, patenteada e registrada, é tão reconhecível que a Pepsi a elogiou indiretamente num comercial, mostrando um arqueólogo do futuro desenterrando uma residência do século 20.
Uma estudante, bebendo uma Pepsi, encontra uma garrafa de Coca. "O que é isso?" ela pergunta. "Não tenho a menor idéia", responde o arqueólogo.
A garrafa de marca registrada também é uma arma da Coca, que a Pepsi não possui.
Quando o artista pop Andy Warhol imortalizou embalagens famosas, ele pintou garrafas de Coca –210 delas.
As crianças reconhecem a garrafa, mesmo que nunca tenham bebido dela.
Por que a Coca-Cola levou tanto tempo para ressuscitar a garrafa? Segundo Frenette, até 1992 não existia tecnologia para fabricar uma garrafa plástica de contorno.
Tradução de Clara Allain

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