São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade ganha seu 1º elevador

ALCINO LEITE NETO
DO ENVIADO ESPECIAL A OURO PRETO (MG)

Quando for inaugurado, em julho, o Hotel Solar do Rosário levará a Ouro Preto duas novidades: a primeira classificação cinco estrelas para um hotel e o primeiro elevador da cidade.
Desde 1889, data da instalação em Nova York (EUA) do primeiro elevador comercial com motor elétrico, a conta é esta: Ouro Preto levou 105 anos para merecer um elevador.
Mas, nas contas ouropretanas, o resultado é outro: o elevador é que levou um século para fazer jus à setecentista Ouro Preto, com seus morros que desafiam as canelas.
Mais que um, o hotel terá dois elevadores, que atenderão os dois andares e os 40 apartamentos com todo o aparato de um cinco estrelas "standard".
"Standard" até certo ponto. Lá fora, a fachada restaurada de um armazém não deixa saber as televisões a cabo, a cozinha internacional e o salão de convenções para cem lugares.
Dentro, os mármores, a pintura das paredes e a decoração tentam acompanhar a ambiência dos casarões em que suspiraram Bárbaras e Marílias.
Outras hão de suspirar ao avistarem o túnel secreto que a escavação das bases do hotel descobriu e transformou em pequena atração turística extra.
Como tudo na cidade, também o primeiro hotel internacional mereceu um pedaço das tripas históricas de Ouro Preto.

Texto Anterior: Quanto custa viajar a Ouro Preto
Próximo Texto: Guia abre rotas seculares em Ouro Preto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.