São Paulo, sábado, 23 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quércia tem dossiê sobre Ferrovia Norte-Sul

MÁRIO SIMAS FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-governador Orestes Quércia tem um dossiê contendo denúncias de irregularidades na construção da Ferrovia Norte-Sul, durante o governo do ex-presidente José Sarney.
Em maio de 1987, o jornalista Janio de Freitas denunciou na Folha a existência de fraude na concorrência para a construção da ferrovia.
Na época, a Folha publicou anúncio cifrado dizendo quais seriam as empreiteiras que venceriam a concorrência.
O dossiê deverá permanecer na gaveta de Quércia mesmo que Sarney explore uma eventual denúncia da Procuradoria da República contra Quércia no STJ (Superior Tribunal de Justiça), no inquérito que investiga as importações de equipamentos de Israel.
Contra a eventual denúncia o ex-governador deverá manter o mesmo discurso dos últimos dez meses.
Ele tem afirmado que a compra de equipamentos israelenses foi regular e que o Ministério Público Federal tem agido politicamente, a serviço do PT.
A estratégia montada por Quércia tem o objetivo de ganhar a prévia do PMDB que vai definir o candidato do partido à Presidência –no próximo dia 15–, bem como manter o PMDB unido durante a campanha.
Os ataques a Sarney só serão feitos se a contabilidade quercista constatar que a vitória na prévia está ameaçada.
Hoje, os números de Quércia indicam que ele terá 70% dos votos peemedebistas. Por enquanto, Quércia localiza suas maiores dificuldades no Paraná e na Paraíba.
Na busca de votos, os quercistas têm argumentado que o ex-governador de São Paulo é vítima de perseguição por parte do Ministério Público Federal.
Eles dizem que Quércia foi fiscalizado como pessoa física e jurídica e que nada foi encontrado que pudesse caracterizar enriquecimento ilícito.

Texto Anterior: Sarney aposta em ação contra Quércia no STJ
Próximo Texto: Direção do PSDB tenta convencer FHC a escolher novo nome para vice
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.