São Paulo, sábado, 23 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Richard Nixon morre nos EUA aos 81

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

O presidente dos EUA, Richard Nixon, morreu ontem aos 81 anos em Nova York. Oficialmente, Nixon morreu às 21h08 (22h08 em Brasília), mas a notícia só foi divulgada por volta das 22h30.
A morte foi consequência de um derrame sofrido na tarde de segunda-feira em sua casa em Nova Jersey. Nixon morreu no New York Hospital-Cornell Medical Center, em Manhattan.
Um inchaço no cérebro provocado pelo derrame comprometeu sua respiração e os batimentos cardíacos, levando-o à morte.
O corpo do presidente deve ser levado entre hoje e amanhã para a Biblioteca Presidencial Richard Nixon em Yorba Linda, Califórnia, segundo informou a porta-voz do presidente, Kim Taylor.
A mulher de Nixon, Pat, que morreu em junho passado, está enterrada nas dependências dessa biblioteca.
O estado de Nixon era considerado terminal desde o fim da tarde de quinta-feira, quando o ex-presidente entrou em coma profundo.
As duas filhas de Nixon, Julie Eisenhower e Tricia Cox, teriam permanecido ao lado do pai até o último momento.
Richard Nixon foi o 37º presidente dos EUA entre janeiro de 1969 e agosto de 1974, quando renunciou à Presidência em meio ao escândalo de Watergate.
Nixon, republicano, apareceu como envolvido nas investigações de espionagem no Partido Democrata. Renunciou para evitar o impeachment.
Nos últimos vinte anos Nixon reemergiu na vida política como estadista para assuntos internacionais. Viajou pelo mundo todo –cinco vezes só para a China– estreitando as relações diplomáticas dos EUA. Publicou oito livros desde sua renúncia.
Um manifestante na porta do hospital exibia ontem um cartaz com os dizeres "Nixon, criminoso de guerra no Vietnã, assassino de JFK. Vá para o inferno". Outros curiosos rasgaram o cartaz.

Texto Anterior: Calcinha descartável brasileira leva prêmio em salão de invenções
Próximo Texto: Da infância pobre ao escândalo Watergate
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.