São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pássaros usam 'ímãs', estrelas e o sol para atravessar os continentes

KATHY WOLLARD

Imagine o seguinte: você levanta no meio da noite, faminto. Decide assaltar a cozinha. Mesmo sem luz, você consegue atingir seu alvo sem problemas: você está sendo guiado por uma força magnética –a geladeira.
Isso é apenas uma brincadeira, claro. Mas para pássaro migrantes, que encontram seu caminho através de longas distâncias, em noites escuras, é uma segunda natureza.
Alguns pássaros fazem jornadas épicas, de mais de 3,2 mil km, desde o Maine (costa leste dos EUA) até a Venezuela. Não param nem para beber água.
Cientistas dizem que os pássaros usam três maneiras principais de encontrar seu caminho: 1) Procurando marcas de navegação, como constelações em uma noite estrelada; 2) sentindo as forças magnéticas dos pólos terrestres e 3) usando a luz para determinar a posição exata do sol no céu, e assim sua posição em relação à Terra.
Pássaros se comportam como marinheiros no meio do oceano. Apesar de não poderem reconhecer paisagens familiares, podem averiguar as estrelas. Pássaros migram à noite, e aprenderam a ser grandes astrônomos.
Mas é claro que algumas noites são encobertas, nubladas. Como os pássaros fazem para "navegar"? Simples (pelo menos para eles)!
A Terra é um ímã gigante, com atração no pólo Norte e pólo Sul. Pássaros podem sentir ou mesmo ver este campo (parecido com o exemplo da geladeira).
Outras pistas? Há alguns anos, cientistas descobriram que durante o dia, pássaros migrantes olham a luz do sol para saber aonde estão indo. Como?
Os pássaros têm uma espécie de visão polarizante, isto é, que permite ver todas as faixas do espectro solar. No pôr do sol, os pássaros se orientam pelas diferentes emissões do espectro para saber onde fica o norte e o sul.
Finalmente, além destas três capacidades para navegar, os pássaros encontram seu caminho por cheiros, paisagens e outras sensações, que dizem a eles, como a nós, onde está o lar.

Texto Anterior: RAMONES
Próximo Texto: QUAL É A CAPITAL DA ALEMANHA?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.