São Paulo, sexta-feira, 29 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO DO PETISMO

Castrista: partidário do líder socialista cubano Fidel Castro, no poder desde 1959. Castro alcançou bons indicadores sociais através de reformas drásticas na agricultura, educação e saúde, mas não criou instituições democráticas. O regime cubano é marcado pela existência de partido único e pela falta de eleições livres e livre manifestação do pensamento.
Companheiro: modo de tratamento usado pelos militantes petistas entre si. Equivale ao "camarada" dos comunistas.
Diretório Nacional:
Encontro Nacional: instância decisória do PT composta por delegados eleitos pelos encontros estaduais. O Encontro Nacional se reúne uma vez por ano e tem as funções de escolher o candidato do PT à Presidência, eleger o Diretório Nacional e o presidente nacional do partido e decidir todas as questões nacionais e a linha partidária.
Excluídos: os setores mais pobres da população. O termo é muito usado pela Igreja Católica e equivale aos "descamisados" de Collor.
Executiva Nacional:
Leninismo:
Marxismo:
Sandinista: partidário da Frente Sandinista de Libertação Nacional, movimento socialista nicaraguense –inspirado no líder nacionalista César Augusto Sandino (1898-1934)– que derrubou o regime de Anastasio Somoza em 1979 e governou a Nicarágua até 1990.
Social-democracia: doutrina política que pode ser descrita como o meio-termo entre o socialismo e o liberalismo. A social-democracia defende forte atuação do Estado a fim de se estabelecer uma sociedade mais justa e igual, mas aceita a função positiva do mercado e da propriedade privada.
Stalinismo: conjunto de práticas e idéias de Iosif Stalin (1897-1953), líder político da União Soviética entre 1924 e 1953. O stalinismo caracterizou-se pelo culto à personalidade de Stalin, pela criação de uma burocracia que passou a dominar o Estado soviético –com o esvaziamento de instituições democráticas como os sovietes– e pelo fim da tendência revolucionária internacional –Stalin defendia o "socialismo em um só país" e subordinava a expansão da revolução socialista aos interesses nacionais soviéticos. Mais recentemente, o stalinismo esteve associado em países como China e Albânia à idéia de uma luta sem tréguas contra o capitalismo e o imperialismo.
Tendência: nome dado aos diferentes grupos, alas e movimentos –com as mais diversas inspirações ideológicas- que compõem o PT.
Trotskismo: conjunto de idéias defendidas pelo político soviético Leon Trotski (1879-1940), um dos principais líderes da Revolução de 1917. Trotski defendia a "revolução permanente" –uma constante transformação das estruturas econômicas e sociais– e considerava essencial para o futuro do socialismo a expansão da revolução para outros países, especialmente os de maior desenvolvimento industrial. Trotski foi o principal crítico do regime que Stalin implantou na União Soviética.
Xiita: no seu significado original, xiita é o muçulmano que se recusa a aceitar tradições que não tenham origem direta em Maomé, fundador da religião muçulmana. O termo passou a designar os radicais e intransigentes do PT.

Texto Anterior: Entenda a divisão do partido
Próximo Texto: PT deve propor renegociação da dívida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.