São Paulo, sexta-feira, 29 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB vai iniciar campanha sem programa

VALDO CRUZ; GABRIELA WOLTHERS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PSDB só vai finalizar seu programa de governo de Fernando Henrique Cardoso às vésperas do primeiro turno das eleições.
A idéia é discutir as propostas com setores organizados da sociedade, como sindicatos, universidades e entidades civis.
O partido já escolheu o coordenador nacional do "Programa de Metas" de um virtual governo FHC. Será o vice-governador do Rio Grande do Sul, João Gilberto.
Na convenção do PSDB que ocorrerá no próximo dia 14, o partido traçará as linhas gerais do programa. "Será apenas um esqueleto", afirmou o vice-presidente tucano, Pimenta da Veiga.
O objetivo é desenvolver estas propostas ao longo da campanha. Em cada Estado, o PSDB terá um coordenador regional, encarregado de recolher sugestões das entidades. Gilberto será o responsável pela consolidação das propostas.
Politicamente, o PSDB quer passar a idéia de que seu programa de governo não será elaborado por "tecnocratas", na definição de Pimenta da Veiga.
A estratégia de se aproximar do eleitor também motivou a escolha do local da convenção do partido. Os tucanos vão fugir de Brasília, considerada uma ilha, e se reunirão em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo Pimenta da Veiga, a cidade mineira foi escolhida por ser um centro operário. Outro motivo foi o fato de o município estar sendo dirigido pela segunda vez consecutiva pelo partido.
Fernando Henrique decidiu dividir sua campanha em duas etapas. Antes de julho, quando ocorrerá a implantação do real, o candidato fará visitas em cidades para realizar debates em círculos restritos, com universitários e sindicalistas, por exemplo.
Após a Copa do Mundo, começarão os comícios em praça pública. Segundo o secretário-geral do PSDB, Sérgio Motta, o partido não está preocupado com o número de cidades que FHC visitará.

Texto Anterior: PSDB teme prejuízo eleitoral
Próximo Texto: Candidato vai ao Nordeste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.