São Paulo, sexta-feira, 29 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conta de luz passa à URV em 1º de junho

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As contas de luz serão convertidas em URV (Unidade Real de Valor) a partir do dia 1º de junho, pela média dos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. A conversão das tarifas de energia foi autorizada ontem pelo governo.
Passagens aéreas e tarifas postais e telefônicas passam a ser expressas em URV a partir de 1º de maio, conforme decisão tomada anteontem pelo Ministério da Fazenda.
Com a conversão, a energia elétrica consumida a partir de 1º de junho será faturada e expressa no carnê de pagamento em URV. No caso das medições referentes ao mês de maio, elas serão faturadas e cobradas em cruzeiros reais.
Ao optar pela edição da portaria com as regras de conversão com um mês de antecedência o governo quis sinalizar aos consumidores desde agora como ficarão as tarifas de energia em URV.
A portaria, a ser publicada na edição de hoje do "Diário Oficial" da União, traz os valores das tarifas de energia em URV.
A exemplo do que já havia feito com as tarifas telefônicas e postais, o governo criou uma comissão interministerial para avaliar a estrutura tarifária do setor elétrico.
Formada por técnicos da Fazenda e das Minas e Energia, a comissão tem prazo de 60 dias para conluir o trabalho. O objetivo çe melhorar a rentabilidade do setor.
Segundo o ministro das Minas e Energia, Alexis Stepanenko, essa melhoria deverá ser buscada através da redução de custos e aumento de eficiência.
O governo descarta a recuperação de eventuais defasagens por meio de aumento das tarifas em URV, em decorrência do diagnóstico da comissão interministerial.
O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Winston Fritsch, disse que a recuperação de eventuais defasagens deverá ser feita de "forma compatível com o programa de estabilização econômica".
No caso das contas de telefone referentes ao mês de abril, as faturas ainda estarão expressas em cruzeiros reais. Só as contas novas, com ligações feitas em maio, é que serão expressas em URV.
Redução
Segundo nota oficial do Ministério da Fazenda, a conversão em URV permitirá uma redução das tarifas postais e telefônicas.
Por exemplo: a tarifa básica de telefone passa hoje para 0,18 URV, o equivalente a CR$ 236,00. Sem a conversão, seria de CR$ 339,09.

Texto Anterior: Sindicatos da construção vão importar cimento
Próximo Texto: Pagar IR hoje traz vantagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.