São Paulo, sexta-feira, 29 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal é livre para usar símbolos da Copa

DE NOVA YORK

O presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo, Alan Rothenberg, disse ontem em entrevista à Folha em Nova York que nenhum jornal do mundo é considerado representante oficial da Copa de 1994.
Segundo Rothenberg, todas as mídias do mundo podem usar os símbolos do evento, como o mascote Striker (um cachorrinho com uma bola no pé) e o logotipo "World Cup USA 94".
'Não existem jornais licenciados ou autorizados por nenhuma companhia para serem chamados oficiais da Copa. Nenhum jornal do mundo detém o uso exclusivo dos símbolos do evento", disse Rothenberg.
Na edição do dia 29 de março passado, "O Estado de S.Paulo" afirmou ter sido "escolhido como jornal oficial da Copa e, entre todos os periódicos do país, apenas nas suas páginas o Striker poderá ser encontrado".
"Isso não existe", disse Rotenberg. "O que existe é a autorização exclusiva concedida a algumas empresas para comercializar os símbolos para produtos como camisetas e outros artigos", afirmou.
Em fax enviado à Folha em Nova York no último dia 18 de abril, o Departamento Jurídico do Comitê Organizador da Copa do Mundo em Los Angeles informou que a Folha, assim como qualquer outro jornal do mundo, pode usar livremente os símbolos da Copa em artigos relacionados ao evento.
Jill Porter, do Departamento Jurídico do Comitê, disse que nenhum jornal tem "a autorização de ninguém para ser considerado representante oficial da Copa do Mundo".
O chefe de imprensa do Comitê Organizador, John Griffin, afirmou que possivelmente alguns jornais americanos, com sede nas nove cidades onde os jogos vão acontecer, terão "alguma ligação oficial" com o evento.
Ele afirmou que ainda não tem o nome das mídias que ocuparão essa posição privilegiada.

Texto Anterior: "Il Cavallo"
Próximo Texto: Exim adia tentativa de explicar contrato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.