São Paulo, quarta-feira, 4 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria vai fiscalizar feiras e açougues

ANDRÉ LOZANO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O secretário municipal da Saúde, Ilídio Lima, disse ontem em Manaus que vai aguardar a equipe da secretaria tomar conhecimento do método usado na pesquisa que denunciou a contaminação da carne vendida na cidade.
Só depois ele vai determinar a forma de fiscalização dos estabelecimentos que comercializam o produto.
A pesquisa, realizada pela Faculdade de Farmárcia da Universidade do Amazonas, revelou que 33% das amostras de carne colhidas nos açougues de Manaus estava contaminada.
Nos supermercados e feiras, 23% do coletado apresentava coliformes fecais (bactérias provenientes de fezes).
O levantamento apontou também a contaminação da carne pelo microorganismo salmonela. De acordo com a pesquisa, 23% das amostras colhidas nos supermercados continham o microorganismo. A salmonela pode provocar infecções graves e febre tifóide.
"Por enquanto, temos conhecimento da pesquisa apenas pelos jornais. Quando a universidade nos fornecer o trabalho, nós poderemos iniciar um programa específico de controle sanitário para esse produto. Ainda não temos informação do grau de contaminação", disse o secretário.
Segundo ele, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária "continua fazendo o seu trabalho normal de fiscalização e recolhimento de carne imprópria para o consumo."
Leite
No final do mês passado, a Covisa apreendeu 700 litros de leite com coliformes fecais. O leite, que seria industrializado em Manaus, chegou à cidade em três barcos.
O volume total do produto continha 225,3 ml de coliformes fecais. O exame da Covisa revelou que os comerciantes teriam adicionado água ao leite para obterem mais lucro.
Além disso, o produto foi acondicionado em vasilhames inadequados. O leite foi apreendido no porto do Ceasa de Manaus.

Texto Anterior: Grupo punk ameaça loja de grife com depredação
Próximo Texto: O poeta Mário Quintana é internado em estado grave
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.