São Paulo, quarta-feira, 4 de maio de 1994
Texto Anterior | Índice

Laboratórios restauram fotos e documentos antigos

Recuperação pode ser feita no centro e no Tatuapé

DA REPORTAGEM LOCAL

Fotos antigas, desbotadas, rasgadas e estragadas podem ser recuperadas. Pelo menos dois laboratórios da cidade trabalham só com restauração de fotos e entregam para todo o Brasil.
As restaurações podem ser feitas em fotos preto e branco ou coloridas. Um especialista reproduz a foto e faz um negativo.
Este negativo é ampliado e retocado à mão. Revela-se o negativo e, dependendo da qualidade da revelação, o processo é repetido até que se chegue a uma foto praticamente igual à original antes de se deteriorar.
Paolo Massimo Ferretti, fotógrafo responsável pelo Laboratório de Memória Fotográfica, no centro, garante que quase todas as fotos podem ser recuperadas, mas o processo é lento. Cada foto é um caso específico e precisa de um tratamento individualizado.
Um caso curioso que aconteceu no laboratório é o de um casal de namorados que durante uma briga picou uma foto onde apareciam juntos. Quando se reconciliaram, levaram os pedaços para o laboratório, que conseguiu recuperar a foto.
O Ateliê Malzone, no Tatuapé, que restaura fotos há 40 anos, faz o mesmo tipo de serviço. Roberto Oliveira, dono do negócio, conta que já restaurou fotos antigas de mais de um século.
Os documentos antigos passam pelo mesmo processo para serem recuperados.
Estes laboratórios prestam serviços de restauração, reprodução e ampliação para para arquivos, museus, empresas e clientes particulares. As fotos ficam prontas em cerca de 15 dias.
No Laboratório de Memória Fotográfica, uma restauração custa em média 120 URV (CR$ 162 mil). No Ateliê Malzone o serviço sai por aproximadamente CR$ 20 mil.

Laborátorio da Memória Fotográfica - r. General Jardim, 618, conjunto 02 (Vila Buarque) tel. 256-8880.
Ateliê Malzone - r. Tanquinho, 298, Tatuapé (zona Leste), tel. 294-4512.

Texto Anterior: Famílias `pilotam' empresas de cestas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.