São Paulo, quarta-feira, 4 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Schumacher pede discussão sobre regras de segurança

Líder do Mundial pede mudanças `antes que seja tarde'

FLAVIO GOMES
DO ENVIADO ESPECIAL

O líder do Mundial de Fórmula 1, Michael Schumacher, disse que os pilotos devem se reunir para discutir novas regras de segurança "antes que seja tarde".
O alemão, vencedor das três primeiras corridas do ano, lidera um movimento entre os pilotos para que sejam feitas sugestões à Federação Internacional de Automobilismo (FIA). As mudanças são desejadas ainda para este ano.
Para Schumacher, uma das primeiras medidas que devem ser tomadas é a limitação da velocidade dentro dos boxes quando os carros param para reabastecimento e troca de pneus.
"Claro que não se pode fazer tudo num dia, mas algumas coisas nós podemos pedir aos dirigentes ainda este ano", falou Schumacher.
Outra sugestão é aumentar a extensão do grid, deixando mais espaço entre os carros na hora da largada.
No GP de San Marino, uma roda do Minardi de Michele Alboreto feriu seis pessoas nos boxes. Na largada, o Benetton de J.J. Lehto ficou parado e foi acertado em cheio pela Lotus do português Pedro Lamy.
"Talvez essas coisas não aconteçam mais se essas medidas forem tomadas", disse Schumacher, que achava a F-1 "muito mais segura em 93".
O líder do campeonato acha ainda que os responsáveis pela segurança nos circuitos da FIA devem ser mais rigorosos nas vistorias das pistas que fazem parte do calendário.
O autódromo italiano de Imola foi aprovado pela FIA antes da corrida de domingo e era considerado um dos mais seguros do mundo, pelos padrões exigidos pela entidade.
O muro onde bateu Senna, de 1,10m de altura, e a tela de proteção de 2,90m são tidos como "exemplares" pelos dirigentes.
A primeira prova oficial de Fórmula 1 em Imola foi disputada em 1980, valendo como o Grande Prêmio da Itália. Desde 1981, a prova naquela pista passou a se chamar GP de San Marino.
(FG)

Texto Anterior: Avião traz hoje corpo de Senna ao Brasil
Próximo Texto: Equipe faz ataque a declaração de seu diretor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.