São Paulo, quarta-feira, 4 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parreira teme que atacantes abusem do individualismo

<FT:"MS SANS SERIF",SN>MÁRIO MAGALHÃES
DO ENVIADO ESPECIAL

O técnico Carlos Alberto Parreira disse ontem que não se surpreenderá se os atacantes Ronaldo e Viola forem "fominhas" hoje contra a Islândia.
"Fominha" é quem tenta a jogada individual em vez de passar a bola para companheiro do mesmo time em condições mais favoráveis de desenvolver ou concluir a jogada. Tem "fome" de bola.
Os dois tentam uma vaga na Copa do Mundo. O que se sair melhor hoje irá aos Estados Unidos. Se os dois tiverem bom desempenho, podem, juntos, ser convocados. O preterido seria o volante (meia defensivo) César Sampaio.
Ronaldo e Viola começarão o jogo como titulares. "É até normal eles serem "fominhas"", afirmou Parreira. "Afinal, querem muito ir à sua primeira Copa."
"Mas vou falar para os dois que não precisam mostrar serviço sozinhos, que mais importante é jogar coletivamente, ajudando os outros." Ronaldo jogará pela direita e Viola, pela esquerda do ataque.
"Nenhum de nós deixará de tocar a bola para o outro só para aparecer mais para o técnico", disse Ronaldo. "Queremos ir juntos para os Estados Unidos", acrescentou Viola.
O único incidente entre ambos foi resolvido com bom-humor. Estão hospedados no mesmo apartamento. Na madrugada de segunda para terça-feira, Viola saiu do quarto e foi dormir na sala.
"O ronco do Ronaldo é insuportável", revelou, rindo. "Quem contou isso?", perguntou Ronaldo, confirmando o segredo revelado por Viola.
Eles começam pela primeira vez um jogo pela seleção. Sempre entraram durante a partida. Viola, 25, foi convocado sete vezes, participou de três jogos, ficou 84 minutos em campo e não fez gol.
Ronaldo, 17, também não marcou gol. Foi convocado quatro vezes, mas só entrou uma, por 10 minutos. Se for aos Estados Unidos, disputará a Copa com a mesma idade com que Pelé conquistou o Mundial de 1958. Pelé defende a convocação de Ronaldo para a Copa.
Os dois atacantes da seleção hoje têm comportamentos distintos. Viola manda confeccionar postais com sua foto na frente e autógrafo no verso para distribuir para fãs. Divertiu-se fazendo isso ontem em Florianópolis (SC).
Ronaldo é muito tímido. Anda de cabeça baixa, com aparelhos nos dentes que reforçam sua imagem adolescente. Fala baixinho e demora para completar as frases.
Mesmo diferentes, deram a mesma resposta ao serem perguntados ontem se acham que vão à Copa. "Sim."
(Mário Magalhães)

Texto Anterior: Sugestões e palpites
Próximo Texto: Antônio Carlos rebate acusações do São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.