São Paulo, quarta-feira, 4 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kubrick arrasa o militarismo

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Filme: Dr. Fantástico
Produção: Inglaterra, 1964, 93 min.
Direção: Stanley Kubrick
Canal: Globo, 0h50.

Não é um dia de filmes novos, mas quem se importa quando "Dr. Fantástico" está programado? O filme de Stanley Kubrick é uma das melhores comédias do cinema moderno e, no mais, detona o militarismo sem piedade.
Sterling Hayden é o primeiro militar maluco da história. Ele se apodera de um arsenal atômico e está disposto a usá-lo para dar um fim nos soviéticos.
O presidente dos EUA (Peter Sellers) reúne seu Estado-Maior para ver como impedir a catástrofe (a URSS tem meios para responder ao ataque e acabar com o mundo).
É então que o espírito militar começa a se manifestar. Primeiro, há George C. Scott. Depois, um cientista (Sellers, de novo), mestre em armas destrutivas. Ambos mostram com desenvoltura que o impulso de destruição triunfa sobre a razão. Fica melhor ainda porque ambos tentam manter as aparências.
Mesmo que a URSS já não exista, as questões colocadas por Kubrick permanecem tão intactas quanto os arsenais nucleares pelo mundo afora.
A não esquecer, o dia tem outras belas opções, desde "Fúria no Alasca", na matinê da Record, até o melhor filme de Carlos Diegues, "A Grande Cidade", às 22h30 na Cultura.

Texto Anterior: CDs de bossa nova mostram vida inteligente nas gravadoras
Próximo Texto: Bomba! A vida não é um eterno rarará!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.