São Paulo, quarta-feira, 4 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre aos 53 cenógrafo de `O Último Imperador'; Afrescos romanos voltam à cidade após 150 anos; Gene Kelly, 81, sofre mal-estar e é internado; 60 Personalidades são analisadas em livro

Morre aos 53 cenógrafo de `O Último Imperador'
O cenógrafo italiano Ferdinando Scarfiotti, vencedor do Oscar de direção de arte em 1988 por seu trabalho em "O Último Imperador", morreu domingo em Los Angeles vítima de uma cirrose hepática. Estava com 53 anos.
Scarfiotti era o companheiro mais constante de Bertolucci. Além de "O Último Imperador", criou as cenografias de todos os filmes do italiano entre "O Conformista" e "O Céu que nos Protege".
Trabalhou ainda com Visconti ("Morte em Veneza"), De Palma ("Scarface") e Barry Levinson ("Toys").

Afrescos romanos voltam à cidade após 150 anos
Os afrescos da galeria Stati-Mattei, em Roma, realizados pelo artista Baldassarre Peruzzi (1481-1536), voltaram para Roma 150 anos depois de terem sido vendidos ao Metropolitan Museum de Nova York.
O conjunto de 22 afrescos ainda pertence ao Metropolitan, mas foram emprestados "a longo prazo" à Itália, depois de um processo de restauro que durou quatro anos.
Os trabalhos representam os 12 signos do zodíaco, Apolo, Minerva, o casamento de Hércules e uma Vênus rodeada por musas.

Gene Kelly, 81, sofre mal-estar e é internado
O ator e bailarino Gene Kelly, de 81 anos de idade, foi internado na madrugada de anteontem no St. Mary's Hospital, em San Francisco, depois de ter sofrido um mal-estar enquanto assistia uma montagem do balé "Romeu e Julieta".
Segundo Lynne Tam, porta-voz do hospital, o protagonista de "Cantando na Chuva" está se recuperando e não corre perigo de vida, mas não revelou quando o artista receberia alta.
Nos anos 40 e 50, Kelly formava com Fred Astaire a dupla mais popular de dançarinos do cinema.

60 Personalidades são analisadas em livro
Edith Piaf sofria de um "misticismo compulsivo não delirante". Esta e outras afirmações sobre a cantora francesa estão no livro "Psychoscopie", que acaba da sair na França.
Neste livro, cerca de 300 psicanalistas dão seu ponto de vista sobre cerca de 60 personalidades fora do comum do mundo contemporâneo, como Pier Paolo Pasolini, Adolf Hitler, Andy Warhol e Proust.
Além de analisar as personalidades, o livro traz dados frívolos, como o fato de Elvis Presley ter consumido serca de 19 mil pílulas durante sua vida.

Texto Anterior: Dimitrova se prepara para cantar no Brasil
Próximo Texto: Morrer pode ser de várias maneiras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.