São Paulo, domingo, 8 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gerente implanta plano e leva prêmio

EDUARDO BELO
DA REPORTAGEM LOCAL

Gerente implanta plano e leva prêmio
Executivo fatura 6,5 salários a mais
Ganhar o bônus salarial máximo que a Mangels oferece não é fácil. O profissional tem que fazer parte de uma equipe com bom desempenho, ficar acima da média dessa equipe e ainda dar alguma contribuição que a empresa considere muito importante.
"Tem que ter, além de competência, muita sorte", define o gerente de recursos humanos Fabio Cenati, 37, único laureado com 6,5 salários extras de 1993.
Só os 10% da equipe considerados excelentes podem ganhar o prêmio máximo. Ou seja, a glória só caberia a três dos 30 gerentes da empresa. Eles ganham entre US$ 4 mil e US$ 6 mil por mês.
Italiano formado em filosofia e pós-graduado em administração, Cenati trabalhou 15 anos em multinacionais européias.
Diz conhecer vários programas de remuneração variável. Considera o da Mangels um dos melhores.
"A gente já trabalhou em estruturas até maiores e, por experiência pessoal, sabe que a Mangels tem nível de Primeiro Mundo", afirma. "Essa é a vantagem de uma empresa ágil."
Cenati recebeu o prêmio de excelência da empresa por ter implatado o programa de recursos humanos, cujo principal aspecto é o salário por resultado.
Há quatro anos na empresa (cinco no país), recebeu o prêmio máximo pela primeira vez pelos resultados do ano passado. Em 1992, quando a empresa deu prejuízo, ficou com 2,25 salários.
"Sou suspeito para falar, mas acho que o programa premiou o desenvolvimento e a competência das pessoas", diz.
Cenati acredita que está "vendo retorno" do seu trabalho. "Me sinto gratificado."
Para ele, o plano de recursos humanos "foi relativamente fácil de implantar", porque, segundo ele, "a família Mangels é muito próxima desses valores".
Segundo Cenati, a remuneração variável "estimula a concorrência sadia", já que a empresa busca resultados, e não "socializar os resultados ou distribuir salários de maneira aleatória".
(EBe)

Texto Anterior: Executivo pode receber 6,5 salários a mais por ano
Próximo Texto: Novas regras do BC reduzem o crédito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.