São Paulo, domingo, 8 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cruyff estréia na Folha como articulista

DA REPORTAGEM LOCAL

Cruyff faz estréia na Folha como articulista
O holandês Johan Cruyff, técnico da equipe do Barcelona (Espanha) e articulista da Folha
A partir de hoje, a Folha passa a publicar artigos do treinador do Barcelona, o holandês Johan Cruyff, 47.
Seus artigos serão exclusivos da Folha na Copa. Serão publicados aos domingos, às terças e às quintas-feiras, até a Copa do Mundo dos EUA –que começa em 17 de junho–, e durante o Mundial.
Neles, o técnico analisará as seleções que disputarão a Copa, as principais estrelas e o ambiente nos EUA durante o Mundial.
Em seu primeiro artigo, Cruyff não deixa dúvida quanto ao tipo de futebol pelo qual optou.
"Não sei por que a maioria dos técnicos continua apostando em um jogo que se baseia na destruição (...) Pessoalmente, acho que é por medo: medo de ser eliminado e, naturalmente, medo do fracasso", afirma.
O técnico do Barcelona afirma que gostaria de ver suas idéias postas em prática em uma Copa do Mundo em que predominarão, na sua opinião, técnicos cautelosos e táticas defensivas.
Como jogador, Cruyff foi o maior nome do futebol de seu país e um dos maiores de todos os tempos, comandante da seleção vice-campeã mundial em 1974.
Deixou seu nome ligado à história do Ajax, clube holandês que o revelou e pelo qual conquistou o tricampeonato europeu de clubes, entre 71 e 73.
Como técnico, foi tricampeão espanhol (91, 92 e 93) e campeão europeu (92) pelo Barcelona.
Em seus artigos, Cruyff defenderá o estilo de jogo que sempre adotou: ofensivo e ousado, correndo riscos em nome do espetáculo.
Com um futebol ofensivo, o clube chegou pela primeira vez ao título máximo do futebol europeu –a Copa dos Campeões da Europa, em 92, derrotando a Sampdoria, da Itália, na final, por 1 a 0.

Texto Anterior: Fotos flagram time brasileiro
Próximo Texto: Camisa 14 consagrou o jogador holandês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.