São Paulo, domingo, 8 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Camisa 14 consagrou o jogador holandês

ANDRÉ FONTENELLE
DA REPORTAGEM LOCAL

Johan Cruyff nasceu em 25 de abril de 1947 em um subúrbio da capital holandesa, Amsterdã. Filho de merceeiro, teve uma infância pobre.
Morava a 200 m do estádio do clube Ajax e aos 14 anos, marcou 14 gols em um campeonato infanto-juvenil, pelo time. Resolveu adotar a camisa 14 como símbolo.
Foi com ela que se consagrou como um dos maiores jogadores da história.
Chamou a atenção, então, do técnico do time principal Vic Buckingham, que lhe submeteu a um tratamento físico para dar ao menino franzino um corpo de atleta.
Na seleção holandesa, marcou 34 gols em 48 partidas, de 66 a 77. Liderou a "laranja mecânica", apelido da seleção holandesa vice-campeã da Copa de 74.
Em 73, transferiu-se para o Barcelona, da Espanha. Ganhou o título espanhol em 74. Parou de jogar em 78.
Voltou um ano depois, nos EUA. Atuou na Espanha, retornou ao Ajax e encerrou a carreira no Feyenoord, com mais um título holandês.
Numa eleição do melhor jogador das Copas feita em dezembro último entre jornalistas do mundo inteiro, Cruyff perdeu apenas para Pelé e para o alemão Franz Beckenbauer.

Texto Anterior: Cruyff estréia na Folha como articulista
Próximo Texto: Medo do fracasso caracteriza Mundial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.