São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filho de ACM passa a dirigir campanha

Waldir critica candidato do PSDB

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

O virtual candidato a presidente Fernando Henrique Cardoso cedeu a pressões de Antônio Carlos Magalhães e colocou seu filho, Luís Eduardo, no comando de sua campanha.
Além de Luís Eduardo, o senador Marco Maciel (PFL-PE) também fará parte do comando da campanha. Os dois foram preteridos como vices de FHC.
Antes, Fernando Henrique havia anunciado que o comando de campanha seria composto apenas por ele e pelos presidentes dos partidos que integram sua coligação –Tasso Jereissati (PSDB), Jorge Bornhausen (PFL) e Andrade Vieira (PTB).
Mas Antônio Carlos Magalhães e o PFL pressionaram o candidato por mais espaço. ACM havia dito que FHC precisava ouvir mais o PFL antes de tomar decisões. "Deve começar a falar de coisas como fome e desemprego", disse.
A escolha de Luís Eduardo cria um canal direto de consulta entre FHC e ACM e serve para afastar ressentimentos com a não-indicação de Luís Eduardo para vice. A indicação de Maciel tem o mesmo objetivo.
O deputado Waldir Pires (PSDB) respondeu ontem às críticas que FHC fez a ele por apoiar a candidatura de Lula. O deputado atribuiu os ataques ao "desespero" do candidato.
FHC o chamou de "pé-frio" e de "quinta-coluna (traidor)" por ameaçar disputar com ele a convenção do PSDB.
"As ameaças, hoje, como no tempo da ditadura, não nos intimidam", afirmou Waldir.
"Derrotei as forças mais reacionárias do Estado (Bahia), chefiadas por ACM, sem o pé-frio dos que sentam na cadeira da vitória antes de escutar a voz das urnas populares."
O ex-governador se referiu ao episódio em que FHC se deixou fotografar na cadeira de prefeito de São Paulo, na véspera da eleição de 1985.
Waldir disse ser "lamentável que Fernando Henrique, de antigo professor eminente, queira passar agora ao status de discípulo do coronelão do PFL".

Texto Anterior: FHC decide adotar discurso de esquerda
Próximo Texto: Sinduscon quer anular concorrência da Telesp
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.