São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi Van Gogh

DANIEL PIZA
DA REPORTAGEM LOCAL

Vincent Van Gogh nasceu em Groot Zundert, na Holanda, em 1853, filho de pastor protestante.
O pintor que nunca vendeu um quadro em vida começou sua ligação com as artes, ironicamente, trabalhando numa galeria de arte em Haia.
Depois foi para a sede em Londres (Inglaterra) e Paris (França). Não sabia o que queria. Em 1878, na Bélgica, se tornou pastor, mas tinha relações conturbadas com as autoridades da igreja.
Começou então (1880) a pintar. Apaixonou-se pela pintura de Jean-François Millet (1814-1875), que retratava camponeses em colheitas de trigo.
Em 1886 vai a Paris de novo e toma contato com Toulouse-Lautrec (1864- 1901), com quem bebia copos de absinto.
Dois anos depois, o grande acontecimento de sua estética: muda-se para Arles, na Provença, onde descobre a luz e as cores do sul da França.
Um dilema se propunha à sua frente: obter o mesmo efeito dramático que Rembrandt com seu contraste claro-escuro, mas usando apenas cores vivas.
Consegue. O custo da empreitada é alto. Em 1888, corta sua própria orelha; em 1889, interna a si próprio num sanatório; em 1890, se mata com um tiro de pistola. (DP)

Texto Anterior: Biografia saiu ano passado
Próximo Texto: Descobertas novas litografias de Munch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.