São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descobertas novas litografias de Munch

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Foi anunciada ontem, em Weimar, na Alemanha, a descoberta de três litografias desconhecidas do artista plástico norueguês Edvard Munch (1863-1944).
O fato coincide com a recuperação, neste fim-de-semana, do quadro "O Grito", o mais importante trabalho do artista, que havia sido furtado da Galeria Nacional de Oslo há três meses.
As litografias foram realizadas entre 1905 e 1906, durante a estada do artista na cidade alemã. Os trabalhos retratam o filósofo Friedrich Nietzsche, o arquiteto Henry van de Velde e o próprio artista norueguês.
Os trabalhos pertencem ao Arquivo Nietzsche, que segundo experts alemães podem conter ainda muitos outros segredos, principalmente referentes à produção do próprio Nietzsche. A revisão total do arquivo deve estr concluída apenas no ano 2.000.
O diretor da Galeria Nacional de Oslo, Knut Berg, anunciou que "O Grito" deve voltar à exposição pública a partir de amanhã, mas em outra sala do museu. A obra foi encontrada intacta e valeu aos ladrões um agradecimento do próprio diretor, Knut Berg.

Texto Anterior: Saiba quem foi Van Gogh
Próximo Texto: Mostras e doações inauguram hoje no IAB o Projeto Flávio Império
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.