São Paulo, sexta-feira, 13 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso deve adiar o fim da revisão para 30 de junho

RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Câmara, Inocêncio Oliveira (PFL-PE), disse ontem que a revisão constitucional pode ser prorrogada para até 30 de junho, para que a agenda mínima seja votada.
Segundo ele, se não houver prorrogação, será impossível a votação da pauta de 11 itens elaborada pelos líderes. O encerramento da revisão está marcado para 31 de maio.
"Até lá, não vejo como é que a revisão pode andar. Não vou ceder mais nenhum dia da Câmara. A partir de agora, será só votação dos pedidos de cassação de deputados", afirmou o deputado.
O presidente do Congresso, Humberto Lucena (PMDB-PB), acha que o plenário da revisão tem poderes para mudar a data do encerramento.
"Já que houve acordo entre os partidos para votar uma agenda mínima, nada obsta uma tentativa de prorrogar", afirmou.
Lucena e Inocêncio fizeram uma "consulta informal" ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Octávio Gallotti, sobre a proposta. "Ele riu, brincou e não emitiu opinião. Quem cala consente", disse Inocêncio.
Até o dia 31 de maio, faltariam sete sessões úteis da revisão, contando todas as terças, quartas e quintas-feiras. Mas na próxima semana não deve haver sessão.
Nesses três dias, o plenário da Câmara vai votar as cassações de João de Deus (PPR-RS), Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e José Geraldo (PMDB-MG).
O deputado José Genoino (PT-SP) acha que prorrogar a revisão é "aumentar o mau cheiro do defunto".
Assembléia exclusiva
A comissão formada pelo PMDB para analisar a proposta do deputado Alberto Goldman (PMDB-SP) de convocação de uma assembléia revisora exclusiva para reformar a Constituição reuniu-se ontem e descartou a idéia.
Se houver prorrogação e ainda assim for impossível votar os 11 itens da pauta, o PMDB pode apoiar a interrupção dos trabalhos e sua continuidade em 95.

Texto Anterior: Deus esquecido; Moeda de troca; O que não foi dito; Fantasma permanente; Torcida organizada; Reforçando o estigma; Calendário esticado; Dando uma força; Aviso prévio
Próximo Texto: Maioria do Sul e Sudeste quis cassação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.