São Paulo, sexta-feira, 13 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazenda decide hoje se adia prazo do Imposto de Renda

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA E DA REPORTAGEM LOCAL

A prorrogação do prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda das pessoas físicas deve ser anunciada hoje. A nova data de encerramento mais provável é 30 de maio e não mais a próxima segunda-feira, como estava previsto.
O secretário da Receita, Osiris Lopes Filho, disse ontem que a decisão caberá ao ministro da Fazenda, Rubens Ricupero. "O atraso é tão grande, que haverá tumulto de hoje até segunda-feira nos bancos e postos de entrega", afirmou Osiris.
Mesmo reconhecendo que os dados são defasados, Osiris disse ser "impossível" os 12 mil postos de entrega –bancos oficiais federais e estaduais e delegacias da Receita– receberem nos próximos quatro dias as 4 milhões de declarações restantes.
Além do baixo movimento de entrega, outra dificuldade apontada pela Receita é a confusão gerada pelos erros das empresas nos dados sobre o rendimento dos assalariados. Segundo Osiris, o pagamento dos aposentados a partir de hoje também dificultará o recebimento no Banco do Brasil.
A Receita pediu ao Banco Central para liberar o funcionamento dos bancos oficiais até as 24h de hoje e segunda-feira e das 13h às 18h no sábado e domingo. Segundo Osiris, até o final da tarde de ontem o pedido estava sem resposta.
Osiris recomendou que os contribuintes entreguem a declaração mesmo havendo uma "remota possibilidade de adiamento". Ele disse ser contra a prorrogação. "Espero que um dia os prazos sejam cumpridos neste país", afirmou.

Texto Anterior: Bens de herança devem ser declarados
Próximo Texto: O fantasma do PT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.