São Paulo, sexta-feira, 13 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jovens aprendem história com `Lamarca'

ANTONINA LEMOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O filme "Lamarca", de Sérgio Rezende, estreou semana passada em São Paulo e está dando o que falar. Isso porque ele conta a vida de uma das figuras mais polêmicas da recente história do Brasil: Carlos Lamarca.
Na última quarta-feira o general Nilton Cerqueira, envolvido na história real de Lamarca, entrou na Justiça com um pedido de mandado de busca e apreensão
Lamarca era um capitão do Exército que se engajou na luta armada contra o governo militar (veja texto ao lado).
O Folhateen convidou seis adolescentes para assistir "Lamarca". A primeira impressão registrada pelos garotos foi a qualidade técnica do filme.
"Dá até para ouvir bem o som, nem parece filme nacional", disse Eduardo Masili, 20, um garoto que assume ter preconceitos contra filmes brasileiros.
A história do filme empolgou André Cavalcanti, 20. Na opinião dele, o personagem é um "herói de verdade, alguém que se engajou com firmeza na luta pelos seus ideais".
André acha que se fosse jovem durante o governo militar teria participado da luta armada como Lamarca.
Todos os teens que foram assistir o filme disseram que também participariam dessa luta. "Eu participaria das passeatas", disse Paula .
Mas nem todo mundo concorda com todas as atitudes de Lamarca .
"Essa coisa de matar não está com nada. O guarda que ele matou também tinha uma família e uma história. Acho que isso não se justifica", disse Eduardo Masili, 20.
Quem acredita que os teens não conhecem a história recente do país se engana.
"Eu já conhecia a história do Lamarca, e acho que ele só não é mais conhecido porque foi uma pessoa que tentou, mas infelizmente não conseguiu", diz Paula.

LEIA
Mais sobre a ação contra o filme à pág. 5-3.

Texto Anterior: O guerreiro sabe o poder das palavras
Próximo Texto: Oportunismo domina "Os Puxa-Sacos"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.