São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resíduos poderão ser usados

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Superintendência de Geologia e Recursos Minerais (SGM, órgão do governo estadual), desenvolvem projeto para aproveitar os resíduos e rejeitos das jazidas de mármores e granitos.
Os resíduos serão transformados em paralelepípedos coloridos para calçar ruas, parques, avenidas e jardins.
"Também pretendemos utilizar o material na contenção de encostas e saneamento básico", disse César Montes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais, Mármores, Granitos e Similares.
A primeira etapa dos estudos deve ser concluída nos próximos três meses. A execução do projeto deverá eliminar os dois maiores problemas dos resíduos: poluição do meio ambiente e dificuldade de acesso às jazidas.
Segundo César Montes, além do aproveitamento dos resíduos, o projeto vai gerar 5.000 empregos diretos e poderá fixar trabalhadores no campo.
Cidades italianos e alemãs já manifestaram interesse na importação dos paralelepídos coloridos.
"O calçamento com paralelepípedo permite uma economia de 90% em relação ao asfalto", afirmou Montes.

Texto Anterior: Norte concentra maior produção
Próximo Texto: Arquiteto prevê nova moda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.