São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Média de gols cai desde os anos 50

THALES DE MENEZES

Depois de dois Mundiais com altas de médias de gols por partida, em 1954 (5,38 gols/jogo) e 1958 (3,60), os índices começaram a cair. Na última Copa, em 90, registrou-se a pior média da história, apenas 2,05 gols.
No gráfico ao lado, os números de três Copas dos últimos 40 anos mostram o declínio do jogo ofensivo.
Parte da culpa está na adoção de esquemas táticos defensivos, principalmente nas primeiras fases das Copas, quando os jogos deixaram de ser eliminatórios.
Outro fator importante é o aumento da violência. A queda no número de gols começa na Copa de 62, na qual a primeira rodada exibiu tantos jogos violentos que obrigou a Fifa a convocar reunião extraordinária para advertir os árbitros.
Na Inglaterra, em 66, disputou-se a Copa do Mundo mais violenta de todas, com a média de mais de dois jogadores contundidos por partida.
Nas cinco primeiras edições da Copa, houve gol em todos os jogos. O primeiro 0 a 0 veio no dia 11 de junho de 58, na Suécia, no jogo Brasil x Inglaterra.
(TM)

Texto Anterior: Copa apaixona os brasileiros
Próximo Texto: Copa de 1954 (Suíça); Copa de 1974 (Alemanha); Copa de 1990 (Itália)
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.