São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Controle permite economia

Os preços dos combustíveis (álcool e gasolina) tiveram um aumento de 18,11% ontem e foram convertidos para URV.
Isto não quer dizer, entretanto, que os consumidores pagam agora reajustes diários.
Nas bombas dos postos, os valores continuam em cruzeiros reais e os aumentos, com base na variação da URV, ocorrerão uma vez por semana em maio.
Em junho, é possível que os reajustes passem a ser feitos duas vezes por semana.
Para economizar, encha o tanque de seu carro no dia anterior ao aumento. Além disso, com alguns cuidados você pode reduzir bastante o consumo de combustível.
1 - Mantenha sempre o motor e a embreagem regulados, troque filtros de ar sujos e velas gastas. Alinhe as rodas e calibre os pneus periodicamente.
2 - Procure evitar congestionamentos, buscando alternativas de caminho e horários com menor trânsito de veículos.
3 - Use marchas adequadas para não forçar o motor. As mais fortes devem ser usadas apenas nas subidas e esquinas, ou quando for realmente necessário. Evite freadas bruscas e acelerações fortes.
4 - Saiba que todo excesso exige maior esforço do motor para vencer a resistência do ar, aumentando o consumo de combustível.
Por isso, evite bagageiros, grades, pneus maiores que os indicados pelo fabricante, número de passageiros superior ao permitido e excesso de peso no porta-malas.
5 - Troque óleo e filtros conforme orientação do fabricante. Nem sempre a cor escura e a existência de espuma significam que o óleo precisa ser trocado.
6 - Não use aditivos na gasolina, álcool, óleo diesel e no carter. É uma despesa desnecessária.
7 - Finalmente, utilize sempre a pressão correta nos pneus. Ela é indicada pelo fabricante no manual do proprietário. Em alguns carros, está também escrita na parte interna da porta do motorista.

Texto Anterior: Saiba negociar seu contrato de aluguel
Próximo Texto: Cada caso é um caso, diz Procon
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.