São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reduza seus gastos com serviços públicos

VERA BUENO DE AZEVEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de agora, a única forma que o consumidor terá para reduzir os seus gastos com luz, água e gás encanado será consumindo menos.
Isto porque as próximas contas já deverão vir em URV (Unidade Real de Valor) e, a partir de julho, as tarifas ficarão estabilizadas na nova moeda, o real.
Mas, com alguns cuidados simples, é muito fácil diminuir o consumo e fazer estes custos pesarem menos no seu orçamento mensal. Basta seguir as dicas do quadro ao lado.
Você sabia, por exemplo, que uma torneira gotejando gera um desperdício de 46 litros de água por dia e 1.380 litros por mês, ou 1,38 metros cúbicos a mais em sua conta?
Assim, vazamentos em torneiras, chuveiros ou descargas de vasos sanitários devem ser rapidamente consertados.
A Sabesp recomenda ainda que os banhos sejam rápidos. Segundo a empresa, principalmente no verão, os banhos chegam a representar 75% dos gastos de uma família com água.
Aprender a ler o hidrômetro também ajuda bastante a controlar o consumo. Se o aparelho for do tipo digital, o procedimento é simples: basta que você leia os algarismos pretos.
Caso o hidrômetro seja de ponteiro, a leitura exige um pouco mais de trabalho. Repare que, neste caso, existem quatro ponteiros pretos, cada um dentro de um círculo menor.
Leia o número indicado em cada um deles, da esquerda para a direita. Suponha que marquem 1, 2, 3 e 4. Seu consumo acumulado estará em 1.234 metros cúbicos de água.
Para chegar ao consumo médio diário, você deve fazer a leitura, por exemplo, no dia 1º do mês. Repita o procedimento após dez dias, no mesmo horário.
Diminua o valor encontrado na primeira leitura do registrado na segunda. Você terá o consumo no período. Depois, basta dividir o resultado por dez para ter seu consumo médio diário.
Com relação à energia elétrica, a Eletropaulo informa que, seguindo os cuidados do quadro ao lado, você reduz em cerca de 10% o valor de sua conta de luz.
Finalmente, saiba que existem alguns tipos de eletrodomésticos, como geladeiras, que trazem o consumo de energia elétrica marcado em uma etiqueta. Opte pelos mais econômicos.

Texto Anterior: Taxa passa direto para real
Próximo Texto: SIGA ESTAS DICAS PARA ECONOMIZAR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.