São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Olimpíada gay rivaliza com Copa nos EUA

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Dez mil atletas, de 42 países, inauguram no próximo dia 18 de junho, em Nova York, os Gay Games 1994, a quarta Olimpíada disputada exclusivamente por esportistas homossexuais.
Um dia antes, começa nos Estados Unidos a 15ª Copa do Mundo de futebol, um evento que reúne 528 atletas, de 24 países.
O Brasil não enviará aos EUA apenas a seleção de Carlos Alberto Parreira. Três esportistas do país estão inscritos em diferentes provas de atletismo dos Gay Games.
No total, os Jogos Gay oferecerão disputas em 31 modalidades, entre as quais futebol ("soccer", nos EUA). O Brasil chegou a pensar em enviar um time, mas não conseguiu levantar patrocínio para custear a operação (veja abaixo).
A Olímpiada Gay vai se realizar em Nova York até o dia 25 de junho, com provas em diferentes locais da cidade.
Nova York também será sede, no mesmo período, de três partidas válidas pelos grupos E e F da Copa: Itália x Irlanda (dia 18), Itália x Noruega (dia 23) e Arábia Saudita x Marrocos (dia 25).
Essa coincidência de datas não preocupa os organizadores da Olimpíada Gay, disse à Folha, por telefone, Marlin Collingwood, diretor de Comunicação dos Jogos.
"Todas as partidas da Copa do Mundo serão em Nova Jersey", alerta Collingwood.
Diferentemente da cosmopolita cidade de Nova York, o vizinho Estado de Nova Jersey tem poucos atrativos turísticos: é composto de cidades-dormitórios cinzentas e zonas industriais decadentes.
"Por isso, a Copa do Mundo não vai afetar os Gay Games. Nem os Gay Games vão afetar a Copa", diz Collingwood.
Cerca de 75% dos atletas participantes da Olimpíada Gay vêm dos EUA. Canadá, Alemanha e Holanda, nesta ordem, comparecem com outros 15%. Países como Brasil, Hungria e Malásia, entre outros, completam a lista.

Texto Anterior: Mundial Amador conhece seu campeão hoje na Barra da Tijuca
Próximo Texto: Holanda sedia próximos Jogos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.