São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra traz itinerário de Abramo

FERNANDA PEIXOTO

\<FT:"MS Sans Serif",SN\>Desenho a lápis-aquarela de Lívio Abramo, no Memorial da América Latina
Crédito Foto: \<FT:"MS Sans Serif",SN\>DIVULGAÇÃO
Vinheta/Chapéu: \<FD:"VINHETA-CHAPÉU"\>EXPOSIÇÃO
\</FD:"VINHETA-CHAPÉU"\>
Mostra traz itinerário de Abramo
A história da gravura no Brasil liga-se aos nomes de Oswaldo Goeldi (1895-1961), no Rio, e de Lívio Abramo (1903-1992), em São Paulo.
O impacto da obra de Goeldi e dos expressionistas alemães foi decisivo na produção do gravador, desenhista, pintor, professor e jornalista Lívio Abramo. A presente reunião de obras representativas das diversas fases de seu trabalho – incluindo sua produção no Paraguai, país onde se fixou no final da década de 50 – permite colocá-lo ao lado de nossos maiores artistas.
A obra de Lívio traz a marca de suas experiências profissionais, dos lugares onde viveu. Nos anos 30, quando militante sindicalista, a temática social toma conta dos trabalhos. Também nesse período, a guerra civil espanhola e o fascismo estão presentes nas obras.
O convite para ilustrar o livro "Pelo Sertão", de Afonso Arinos, obrigou-o a pesquisar a vida e a paisagem da região da caatinga. De uma estada no Rio, nos anos 50, resultaram séries sobre as festas e a macumba. Do longo período paraguaio, ficaram, entre outras coisas, as chuvas e paisagens urbanas, quase abstratas.
Lívio ficou conhecido como gravador, embora tenha desenhado fartamente. Diz ele: "Eu me considero melhor desenhista; fiz muito mais desenho do que gravura".
Lívio Abramo: Brasil-Paraguai. Galeria do Memorial da América Latina. Av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda, região central. Tel.823-9611. Terça a domingo: 10h/17h. Até quinta, 19.

Texto Anterior: Porções fartas e preço acessível
Próximo Texto: Um inédito de Hélio Oiticica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.