São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Melhor ponto é bairro de classe média e alta

LUÍS PEREZ
DA REDAÇÃO

O mercado dos cursinhos passa este mês por uma das épocas mais prósperas do ano, com o início das tradicionais turmas de maio.
"A tendência é de crescimento e proliferação dos pequenos cursinhos", avalia Dany Sar Israel, 28, coordenador do Tales.
Ele prega a criação de uma associação para defender os interesses dos cerca de 20 pequenos cursos de São Paulo. "O problema é que ainda existe muita rivalidade", afirma Israel.
Outro fator que provoca dificuldades em administrar um cursinho é a escolha inadequada do ponto.
Como custam mais caro, a escola deve estar instalada em bairros de classes média-alta e alta.
Os cursos que mais cresceram ficam em bairros como Jardins, Morumbi e Santo Amaro. O Expresso –que foi desativado– funcionava na Vila Formosa (zona leste de São Paulo).
"É um sacrifício enorme administrar o fator ponto", afirma Helio Moura e Silva, 53, diretor do Hexag, um dos poucos montados em bairros com predominância de população de classe média-baixa –no caso, a Lapa de Baixo (zona oeste de São Paulo).
O curso faz um ano este mês e é um dos mais baratos –a mensalidade é de 90 URVs. Silva já pensa em mudar de bairro ou abrir outra unidade na região central.
"Estamos trabalhando no vermelho", diz o diretor, que vê boas perspectivas a partir do segundo semestre, quando aumenta a preocupação com o vestibular.
Já o Stockler Vestibulares, criado em 1984, foi o que mais cresceu. Apesar de ser o mais caro de São Paulo –em abril, a mensalidade foi de 537 URVs–, ele atrai alunos por sua infra-estrutura.
"Temos auditório com equipamentos de projeção e videolaser de última geração que permitem apoio a cursos de história e literatura, por exemplo", afirma o proprietário Marcos Stockler.
(LPz)

Texto Anterior: Cursinho deve aprender com concorrentes
Próximo Texto: Pequena empresa de SP exporta "containers"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.