São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A lenda e sua verdade

INÁCIO ARAUJO

Em "O Homem que Matou o Facínora", James Stewart é o senador que volta à cidade do Oeste onde viveu no passado. E onde ganhou fama por ter conseguido matar o terrível vilão Liberty Valance. Ele chega para o funeral de um joão-ninguém, John Wayne. Na verdade, vem para recontar a história do mitológico tiroteio. É este o famoso filme em que John Ford coloca a questão: entre o mito e a realidade, com quem ficar? A conclusão geral é: imprima-se a lenda. Mas é uma conclusão ambígua, onde está toda força do caráter. Se a lenda deve ser impressa, a realidade deve ser mostrada. É entre esses dois pólos que o cineasta escreve sua história dos Estados Unidos.
(IA)

O HOMEM QUE MATOU O FACINORA (The Man Who Shot Liberty Valance). EUA, 1962, 119 min. Direção: John Ford. Com James Stewart, John Wayne, Lee Marvin. Em preto-e-branco. Na Globo.

Texto Anterior: MTV responde texto da coluna 'Parabólica
Próximo Texto: O gênio dentro do gênio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.