São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

Ágio do Corsa cai e se equipara com ELX

DA REPORTAGEM LOCAL

O Corsa não é mais o campeão absoluto do ágio. Depois de ter atingido US$ 13 mil, o "popular" da GM já pode ser encontrado por até US$ 9,8 mil nas lojas.
Seu concorrente direto, o Uno Mille ELX, está custando em média US$ 10,3 mil.
Pelas tabelas de fábricas, as versões básicas do Corsa e do Mille ELX custam respectivamente cerca de US$ 7,4 mil e US$ 8,3 mil.
Identificando-se como consumidor, Veículos consultou nove lojas da "boca dos automóveis" (região central de SP), que concentra estabelecimentos independentes.
Nas versões mais simples, os valores oscilavam entre US$ 9.500 e US$ 10.700 para o Mille ELX e entre US$ 9.800 e US$ 10.600 para o Corsa.
Os lojistas prometiam conseguir qualquer um dos modelos, com opcionais e cor escolhidos pelo cliente, em apenas um dia.
Entre 19 concessionárias consultadas (10 Fiat e 9 GM), somente uma possuía um deles (Mille ELX). Além do dinheiro, exigia a entrada de um usado na troca.
O tempo de espera por um dos modelos nas revendas variava de 60 dias a um ano para o Corsa e de 15 dias a 45 dias para o ELX.
Mesmo não tendo o carro no estabelecimento, os lojistas diziam poder obtê-lo via computador.
Cerca de 5.000 dessas lojas de São Paulo e de outros Estados estão interligadas por computador, afirmou um comerciante.
O sistema funciona assim: o vendedor procura numa listagem informatizada modelo e cor desejados, com o respectivo preço.
Escolhido o modelo, a loja fecha negócio com o intermediário e repassa o carro para o cliente.
Quando uma oferta é muito boa, o carro pode entrar e sair da listagem em até 15 minutos.
Outras lojas têm à disposição listas de fax emitidas diariamente por lojas maiores.
Um dos vendedores da "boca" explica que os intermediários conseguem manter grandes estoques dos modelos mais difíceis porque compram lotes de até cem veículos diretamente da concessionária.
Assim, os dois lados lucram –e o consumidor perde.
O intermediário consegue os carros mais procurados e a concessionária "empurra" modelos de pouca demanda junto com o lote.

Próximo Texto: Uno Turbo não tem rivais em esportividade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.