São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uno Turbo não tem rivais em esportividade

EDUARDO VIOTTI
DA REDAÇÃO

O Uno Turbo mostrou, em teste realizado por Veículos, que não tem rivais em esportividade pura. É um "demônio".
Com motor e câmbio italianos, o modelo acelera freneticamente a partir das 3.000 rpm. Arremessa-se para a frente e lança o motorista contra o banco.
Há carros com maior poder de aceleração. São maiores e mais caros. Mas o tamanho, a posição de guiar e a agilidade do Uno multiplicam a sensação de velocidade.
O carro exige cautela de quem o pilota. Seu preço (US$ 22 mil) inclui um curso de pilotagem.
No teste, o carro atingiu 100 km/h, partindo da imobilidade, em 8,8 segundos. Chega aos 80 km/h em 6 segundos. É pouco tempo.
A avaliação mostrou que a Fiat caprichou na suspensão e nos freios do seu turbo (turbina que aumenta a potência do motor). O carro tem 118 cv para 975 kg.
Gostoso de guiar, o primeiro carro nacional a trazer o turbo de série faz curvas com total neutralidade e apresentou distâncias de frenagens muito boas.
Travado a 100 km/h, por exemplo, parou em 33 metros, recorde entre os carros nacionais testados por Veículos.
O painel (um dos pontos altos) e o interior têm esportividade e fornecem conforto para duas pessoas. Atrás, por causa dos grandes bancos esportivos, o passageiro fica mais apertado.
Nem tudo, entretanto, é bem resolvido no Uno Turbo. O estepe foi simplesmente deslocado do cofre do motor para o porta-malas. Não dá para levar muita bagagem.
O visual do carro é também exagerado. Voltaram os cintos vermelhos que tinham saído do Uno 1.6R. As saias e saliências aerodinâmicas parecem saídas de um kit de adaptação dos anos 70.
(EV)

Texto Anterior: Ágio do Corsa cai e se equipara com ELX
Próximo Texto: Rio Claro promove encontro de BMW
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.