São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
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Escolha do pneu certo dá segurança e mais economia

DA REPORTAGEM LOCAL

Escolher o pneu certo significa, no mínimo, economia e manutenção do carro dentro das condições de desempenho e segurança previstas pelo fabricante.
Os pneus de automóveis são divididos basicamente em diagonais (ou convencionais e comuns) e radiais (que equipam a totalidade dos automóveis modernos à venda no país).
Essa divisão é indicada pelo posicionamento das lonas na construção do pneu, entre outras características que diferem.
A maior parte dos carros nacionais usa pneus sem câmara. Eles são mais confiáveis e seguros do que os pneus com câmara, ao contrário do que pensa boa parte dos usuários e até dos borracheiros.
Só que os pneus sem câmara exigem montagem e reparos mais cuidadosos. Requerem rodas em boas condições, sem amassados nas bordas ou trincas.
O quadro ao lado mostra como decifrar os códigos que vêm escritos mos pneus. É importante conhecer essa codificação na hora de escolher um pneu para seu carro.
Há variações que não seguem esses padrões: são os desenhos da banda de rodagem, desenvolvidos por cada fabricante de acordo com a tecnologia que aplica.
Na maior parte das vezes, é recomendável manter no veículo os pneus que foram projetados para uso nele pela fábrica. Alterações de diâmetro, por exemplo, podem mudar a relação final de transmissão (alongando ou encurtando o câmbio), com efeitos em consumo, aceleração e velocidade.
Para manter os pneus em ordem, promova regularmente o balanceamento das rodas e o alinhamento da direção. Cheque também periodicamente o estado dos principais componentes da suspensão.
Um desajuste em qualquer desses sistemas pode estragar um pneu em pouco tempo, causando sérios prejuízos.
A própria calibragem deve ser efetuada semanalmente, dentro de alguns critérios básicos: 1) Com os pneus frios, antes de rodar muito; 2) Cuidado com o instrumento de medição utilizado. A maioria dos postos de abastecimento não dá a devida atenção ao aparelho (o melhor é comprar um calibrador de mão); 3) Em viagens longas ou com muita carga, aplique sempre duas libras de pressão a mais.

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