São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
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Tempra 95 fica mais ágil e confortável

RICARDO CARVALHO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

A troca do carburador pela injeção eletrônica central (um só bico injetor de combustível) trouxe melhorias sensíveis para a versão mais simples do Tempra (já parte da linha Fiat 95).
O uso do sistema fez o motor subir de 99 cv par a 105 cv.
O aumento de potência resultou em maior agilidade e deu mais torque (força) em baixas rotações.
A velocidade final passou de 180 km/h (versão com carburador) par 190 km/h, segundo a fábrica.
O motor, agora, tem funcionamento mais uniforme e equilibrado em qualquer rotação.
Com a injeção, ele ficou mais elástico e eficiente.
A recalibragem da suspensão deixou o carro mais macio, sem prejudicar a estabilidade.
Resumindo: o Tempra ficou mais gostoso de ser dirigido.
O acabamento também evoluiu; o interior está mais moderno. Por fora, má notícia: o carro perdeu rodas de alumínio e ganhou rodas de aço com calotas envolventes.
Os pneus mais finos não prejudicaram estabilidade nem freadas.
O volante, com novo desenho, tem boa empunhadura, mas cansa as mãos em viagens mais longas.
A alavanca que regula sua altura, posicionada embaixo no painel, tem acesso difícil.
Os bancos –mais largos, macios e anatômicos –encobrem a visão dos comandos (de vidros e espelhos) no console central.
Esses detalhes são compensados pelos novos comando e painel –mais funcionais e bonitos.
A segurança aumentou com a adoção de barras de proteção nas portas contra colisão lateral.
Custando cerca de 23 mil URVs, faixa do Monza GLS 2.0 4p, o Tempra oferece agora melhor relação custo/benefício.

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