São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994 |
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Kahena tem boa estabilidade na estrada
JOTA SANTANA
Em qualquer uma de sua versões –LJ 16, ST 1.600 ou Turismo – vem com motor de Fusca, de 1.600 cc, de quatro cilindros opostos, refrigerado a ar. O motor tem potência máxima de 65 cv a 4.600 rotações por minuto. É fornecido pela Autolatina. A moto foi desenvolvida para dar suporte e dirigibilidade ao motor VW, confiável (é homologado para uso aeronáutico), robusto e de manutenção barata. Seu quadro é estampado em aço, seguindo a mais avançada tecnologia da engenharia ciclística. Com o motor em funcionamento, torna-se fácil e simples manobrar toda a sua estrutura, que a princípio parece muito pesada. O câmbio de quatro marchas à frente e uma à ré talvez seja o maior diferencial de comportamento em relação a outras motos. Ele exige calma para ser operado, respeitando-se o mesmo tempo de engate e desengate das marchas. A relação da transmissão permite ultrapassagens seguras e velocidade final alta, em torno dos 200 km/h segundo o fabricante. O tração chega à roda traseira (que tem um só braço) atravéz de um reforçado eixo cardã, como nos carros, e não por corrente, como na maioria das motos. O sistema de suspensão usa um garfo telescópico na dianteira e monoamortecimento traseiro (Uni-Arm) com 155 mm de curso. Em função do próprio peso da moto, a suspensão traseira tem comportamento mais rígido, mas permite regulagens e proporciona boa estabilidade em curvas. O freio dianteiro tem disco duplo de 275 mm de diâmetro e o traseiro, disco simples de 290 mm, ambos acionados hidraulicamente. Mesmo assim, ao acelerar a moto parada é possível sentir a tendência a inclinar lateralmente. Sua ampla carenagem esconde totalmente o motor. Mudou para este ano, adquirindo visual mais arredondado e moderno. Com consumo médio de 15 km/litro, o tanque de 23 litros dá autonomia de cerca de 250 km. ONDE ENCONTRAR Show Room GB Kahena - av. República do Líbano, 2.092, Planalto Paulista, tel. (011) 574-6566, zona sul de São Paulo. Texto Anterior: Tempra 95 fica mais ágil e confortável Próximo Texto: TUDO SOBRE A MOTO Índice |
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