São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja a perua Tempra que chega este ano

EDUARDO VIOTTI
EDITOR DE VEÍCULOS

\<FT:"MS Sans Serif",SN\>Atrás, disfarces e equipamento de teste; À direita, o Tipo com motor 2.0, cujas vendas começam até julho no país
Crédito Foto: José Carlos Chaves/Folha Imagem
Selo: SEGREDO
Veja a perua Tempra que chega este ano
Veículos flagrou a perua Tempra e o Tipo 2.0 em testes no litoral paulista. São avaliações finais de estrada, já que os dois modelos chegam em poucos meses ao mercado.
O Tipo, médio importado da Itália pela Fiat, ganha as rodas de alumínio, o motor e o câmbio do Tempra e começa a ser vendido até julho no Brasil.
A perua Fiat Tempra Station Wagon chega com quatro portas e muito luxo para concorrer com Volkswagen Santana Quantum, Ford Versailles Royale e Chevrolet Omega Suprema (nomes completos e pomposos dos modelos) ainda no segundo semestre deste ano.
O modelo provavelmente inaugura o fornecimento de transmissão automática pela Fiat.
Além disso, deve ter opção com forração em couro.
As opções de motorização serão as mesmas usadas no sedã, exceto o esportivo motor turbo.
Terá o motor 2.0 de duplo comando de válvulas no cabeçote e injeção monoponto, de 105 cv, e a versão com 16 válvulas, injeção com um bico para cada cilindro e 127 cv de potência.
A versão 16 válvulas do modelo deve correr mais que o Tempra sedã, graças ao formato mais aerodinâmico da carroceria de perua. Pode superar os 200 km/h.
Mede 4,47 m de comprimento, 14 cm a mais que o carro de passeio que lhe dá origem.
A diferença está no balanço (parte do carro que fica entre o eixo e a extremidade) traseiro.
Os centímetros a mais servem para elevar a capacidade de carga da versão utilitária familiar.
Na altura, com 1,49 m, a perua supera em 5 cm o sedã. As demais dimensões são praticamente idênticas às do Tempra quatro portas.
O porta-malas tem tampão mais rebaixado que o carro de passeio, melhorando a visibilidade para trás, um ponto fraco do Tempra.
O tampão traseiro é em plástico injetado, como em todos os Tipo. A solução permite ganhar peso.
A perua Tempra Station Wagon (o nome para o Brasil pode não ser esse, usado no exterior) pesa 1.200 kg na versão mais luxuosa comercializada na Itália.

Texto Anterior: Gol retoma liderança entre carros nacionais
Próximo Texto: Concessionárias automatizam oficina para ganhar mercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.