São Paulo, sábado, 21 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Brizola, tucano `fugiu' do debate

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

O virtual candidato do PDT à Presidência, Leonel Brizola, 72, disse que seu adversário do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, "fugiu e tergiversou" ao recusar a proposta de debater com ele o plano de estabilização econômica.
Na terça-feira, Cardoso havia desafiado o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, a debater com ele o plano real. Diante da recusa de Lula, Brizola, na quarta-feira, disse que queria discutir o tema com Cardoso.
No dia seguinte, Cardoso afirmou que não poderia debater com Brizola já que a Justiça Eleitoral só autorizaria o programa caso dele participassem todos os candidatos.
Em declarações feitas ontem, Brizola sugeriu que o PPR aderisse à sua candidatura. "O PPR deveria se entender conosco. Está cometendo um equívoco político ao adotar a candidatura do senador Esperidião Amin (SC)".
Brizola também voltou a pedir o apoio do PMDB.
Segundo Brizola, essas eventuais alianças com o PPR e o PMDB seriam diferentes das alianças de FHC.
"Cardoso diz que mantém o comando, mas o programa dele é neoliberal, ele já abjurou seu passado. Eu não, manteria o leme no caso de alianças com o PPR e o PMDB", disse.
O deputado federal Vivaldo Barbosa (PDT-RJ) disse ontem que o PTB do Rio decidiu apoiar a candidatura do ex-governador Leonel Brizola à Presidência.
A direção nacional do PTB apóia a candidatura à Presidência do senador Fernando Henrique Cardoso, do PSDB.
Em troca do apoio a Brizola, o PTB vai ganhar participação no atual governo do Rio. Segundo Barbosa, o acordo com foi fechado ontem entre Brizola e o presidente estadual do PTB, Álvaro Fernandes.
O virtual candidato do PDT admitiu que o senador Darcy Ribeiro (PDT-RJ) poderá ser o vice-presidente de sua chapa. "Como a minha candidatura, isto só depende da convenção do partido."
Comentando o fato de Lula ter pedido a Deus a serenidade de Nelson Mandela, Brizola disse que ele "deveria era pedir a Deus competência, capacidade e amor ao trabalho. Onde já se viu um partido pagar as despesas pessoais de seu presidente?"
O pedetista acusou Lula de ter sido levado aos EUA pela CIA (Agência Central de Inteligência, órgão de informações norte-americana) para fazer cursos. "A CIA faz parte desta central de inteligência que quer inflar o Lula para depois derrotá-lo no segundo turno", disse.

Texto Anterior: "PSDB parece um gay no armário"
Próximo Texto: Denúncia sobre Parlatino é improcedente, diz TCE; Justiça condena `Isto É' a pagar indenização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.