São Paulo, sábado, 21 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa é nacionalista

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O novo programa do PMDB, elaborado com a participação de Orestes Quércia, é nacionalista.
Ele será discutido e aprovado hoje na convenção do partido, que amanhã homologa Quércia como candidato do PMDB à Presidência.
O nome do programa –"Democracia com Desenvolvimento"– foi sugerido por Quércia. É clara a defesa dos monopólios da União sobre petróleo, telecomunicações, área nuclear e subsolo.
Por pressão dos nacionalistas, o texto não dá brecha para concessão dos serviços à iniciativa privada.
São mantidos os benefícios às empresas de capital nacional, com a ressalva de que não haverá embargo "à entrada de capital externo que venha se associar ao projeto nacional de desenvolvimento".
A municipalização, bandeira de Quércia, é defendida como "a alternativa mais racional de propiciar grande mudança estrutural na sociedade brasileira".
Na parte política, o programa defende um "presidencialismo democrático" e a redução das "amplas" delegações legislativas feitas pelo Congresso à Presidência.
A proposta é "restringir e definir com maior precisão as hipóteses em que o presidente pode expedir medidas provisórias".

Texto Anterior: Regulamentação é discutida
Próximo Texto: Sindicatos pagam mais para cobir déficit
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.